Aqueles que apreciam as folias tradicionais, com direito a blocos, desfiles, diversão e interatividade, podem se preparar para entrar no clima com o Carnaval do Casarão da Mariquinha. Com o compromisso de resgatar tradições, promover o debate sobre a diversidade, respeitar os direitos humanos e disseminar a cultura, o espaço se prepara para dar a largada à quinta edição da sua festividade. O evento, que é conhecido em toda o Alto Tietê e se consolidou em Mogi das Cruzes, reunirá desfile de blocos, oficinas e brincadeiras para as crianças.
Esta será a última edição no espaço, hoje instalado no Largo do Carmo, uma vez que o local deverá ser entregue em março aos atuais proprietários. No entanto, o produtor cultural e organizador das atividades, José Luiz da Silva, o Rabicho, adiantou que o Casarão dará continuidade às ações em compromisso com a cultura regional, em novo espaço físico, que está sendo negociado com a Secretaria Municipal de Cultura.
Em clima de despedida, o Casarão da Mariquinha abre as atrações na sexta-feira com a saída, às 20 horas, do bloco "Suburbaque Maracatu". Segundo Rabicho, ao todo, serão cinco grupos, um para cada dia da folia. Alguns são tradicionais, como o do "Gonzagão" e do "Samba". No entanto, este ano apresenta novidades, com a estreia do grupo "Saia com Nós", em que os meninos vão desfilar de rosa, e as meninas, de azul, fazendo uma alegoria a um pronunciamento da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Regina Alves. "Esse grupo semeia por meio da brincadeira a cidadania, o respeito e a diversidade. É uma forma de nos manisfestar a respeito do que temos ouvido pelos representantes do novo governo". Para o produtor, todas as atividades são um convite para o público de diferentes idades. "Todas as atrações são interessantes, e o objetivo é disseminar o verdadeiro clima de Carnaval, que envolve alegria. Será um calor humano", conta.
Os grupos sairão do Casarão, vão passar pelo Largo do Carmo, o Centro Cultural, a Igreja Matriz e retornarão ao ponto de largada. A festa continua, com shows com músicos convidados, que vão animar o local com variedade musical, como forró, marchinha e samba, atendendo a todos os gostos.
Variedade
Além dos blocos, no domingo, às 15 horas, haverá a oficina "Brincadeira de Carnaval", com Ariane Moraes. E, na segunda-feira, a oficina de "Saias", com Marcella Barrotti. Para o produtor cultural, as expectativas são positivas, e aguarda não só o público fiel do espaço mogiano como também aqueles que veem esta festa brasileira com a sua verdadeira essência. "Imagino um Carnaval grandioso, queremos que as pessoas estejam felizes, que seja uma festa saudável e em paz, com respeito à diversidade e aos direitos humanos. O importante é que cada um vista uma fantasia e vivencie o verdadeiro espírito dessa tradição", finaliza.