Os alunos do projeto de formação artística "Mãos à Obra", desenvolvido pelo Ponto de Cultura Opereta, de Poá-SP, apresentarão a peça teatral "A Greve do Sexo", em única apresentação, nesta quinta-feira, dia 28, às 20 horas, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano. O ingresso será contribuição voluntária (no chapéu). A classificação indicativa é de 12 anos.
Depois do sucesso das apresentações de estreia durante o encerramento do projeto "Mãos à Obra", no Espaço Cultural Opereta, em Poá, no final do ano passado, o grupo se apresentará na cidade vizinha com um elenco majoritariamente feminino. O destaque fica para a força das personagens tanto no texto, inspirado em Lisístrata, uma comédia grega de Aristófanes, quanto nas atitudes impostas pelas cenas.
O espetáculo conta a história de mulheres que não eram admitidas nem no elenco, nem na plateia do teatro grego antigo. Os atores homens usavam máscaras para representar os diferentes papéis. Como acontece com a literatura em geral, as peças mostravam um painel da sociedade de seu tempo e tratavam de temas presentes na vida dos cidadãos gregos. Por isso a guerra é um dos temas principais de "A Greve do Sexo", no qual as mulheres - que na vida real sequer eram consideradas cidadãs - fazem um apelo pacifista pró-união das diversas regiões da Grécia. "A Greve do Sexo" é um exemplar representativo da origem da literatura ocidental, a partir da qual se constrói a tradição literária. Por isso, em todos os sentidos, esta comédia guarda interesse, atualidade, comicidade e muita reflexão. A direção é de Lidiane Santos e Marco Senna.