O Casarão da Mariquinha recebe neste domingo a "Feira Bibelô", um evento dedicado à arte independente. As atividades serão realizadas no período das 11 às 19 horas, e, além de exposição de obras, que variam de ilustrações a buttons personalizados, haverá uma sessão de animação, com a exibição do filme "Persépolis", às 15 horas. O espaço de cultura fica localizado na rua Alfredo Cardoso, 2, no Largo Bom Jesus, na região central de Mogi das Cruzes. A entrada é gratuita.
De acordo com a idealizadora do projeto, a ilustradora Anna Karenina Veiga, de 20 anos, a ação tem como objetivo fomentar as manifestações artísticas do Alto Tietê. Ainda que o projeto aconteça na cidade desde 2017, com o antigo título "Feira CriArte", Anna considera o evento de hoje como uma primeira edição. "Por estar trazendo um novo formato, maduro e inovador, decidi mudar o nome para algo mais aleatório e divertido", afirmou. Ela também revela algumas novidades desta nova versão. "Nesta primeira edição do projeto como 'Bibelô', trouxe atrações alternativas para o público. Além da exposição em si, teremos a exibição de uma animação, sorteio com as artes dos expositores e ecobags, dentre outras surpresas".
Além disso, ela conta que a exposição surgiu como uma maneira de difundir o trabalho e fortalecer os laços entre os artistas independentes do Alto Tietê. "Quando criei este projeto, não havia outros meios de divulgar minhas ilustrações, a não ser pela Internet. Ao observar essa falta de recursos e de comunicação entre os artistas visuais independentes por aqui, decidi elaborar a feira. Hoje, ela tem o intuito de motivar os artistas a produzir e compartilhar seus trabalhos em conjunto".
Outro objetivo do evento é que o público crie certo vínculo com os artistas. A escolha pelo Casarão da Mariquinha como sede da feira foi justamente para facilitar esta interação. "O Casarão da Mariquinha, administrado por José Luiz da Silva, o Rabicho, é um espaço único daqui de Mogi das Cruzes. A casa conta com um ambiente acolhedor e gostoso", explica Anna. "A ideia é que o evento tenha um clima aconchegante e convide o público a conversar com os expositores e, quem sabe, até levar uma arte para casa", completa.
Serão 14 expositores presentes no local, sendo a maioria deles de Mogi e Suzano. O evento é gratuito, aberto ao público em geral e tem o objetivo de prestigiar o trabalho de artistas do Alto Tietê.
*Texto sob supervisão do editor.