As inscrições para o Prêmio Mogi Revela 2016 seguem em aberto até o dia 30 de junho. Fotógrafos profissionais, amadores e livres de Mogi das Cruzes, bem como de outras localidades, podem se inscrever para o concurso fotográfico realizado pela Secretaria Municipal de Cultura que chega à sua quinta edição e tem por objetivo estimular a criação fotográfica como manifestação artística e cultural. 
As inscrições, que começaram em março, deverão ser feitas pessoalmente na Secretaria de Cultura ou via correio, com aviso de recebimento (AR), até a data final do prazo de inscrições. Cada participante poderá se inscrever com, no máximo, três fotos, em cores ou preto e branco, mediante ficha de inscrição, juntamente com o Termo de Cessão para Uso de Imagens. As fotografias deverão ter 20 x 30 cm, no resolução mínima de 300 dpi e máxima de 400 dpi, no formato JPEG, gravado em CD-R ou DVD-R. Tanto as fotos analógicas como digitais deverão ser entregues impressas em papel fotográfico brilhante ou fosco. Mais informações pelo telefone 4798-6900 ou pelo site www.cultura.pmmc.com.br.
"Prêmio Mogi Revela" é uma das modalidades, destinada a maiores de 18 anos, das categorias profissional e amador. Já os participantes com idade entre sete e 17 anos devem se inscrever na modalidade "Prêmio Jovem Mogi Revela", na qual independe a categoria do fotógrafo. O "Prêmio Instagram Mogi Revela", que é feito por meio do uso do aplicativo, tem a participação livre. Já o "Prêmio Melhor Fotógrafo Mogiano", como sugere o título, é voltado para a melhor fotografia de autoria mogiana, independentemente de categoria inscrita. Para participar por esta modalidade, o candidato tem de comprovar residência em Mogi das Cruzes.
As fotografias serão avaliadas por um júri, que levará em conta critérios como estética, oportunidade, singularidade e qualidade para apresentação e reprodução. As fotografias  não podem ter sido publicadas ou premiadas em nenhum concurso regional, nacional ou estrangeiro. Os vencedores serão informados dos resultados por meio do site da Cultura, a partir do dia 15 de agosto de 2016.