A Virada Cultural 2016 será realizada nos dias 28 e 29 de maio em Mogi das Cruzes, com atrações culturais locais e artistas contratados pelo governo do Estado de São Paulo. O palco principal da cidade não será mais na Avenida Cívica, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, mas sim no Largo do Rosário. O cantor Almir Sater será uma das atrações e se apresentará no local às 18h30 de domingo (29/05). Além disso, o palco do rock -
que ficava no Largo do Rosário - será montado da Praça Flávio Furlan, em frente ao Terminal Central. O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, esteve ontem no Palácio dos Bandeirantes, onde ocorreu o lançamento da edição deste ano do evento.
"Como acontece todos os anos, teremos uma atração mogiana na abertura do evento e artistas consagrados na programação, como a Banda Malta e Almir Sater, que virão para Mogi das Cruzes, além de hip hop, rap, teatro, literatura, entre outras atrações", comentou Sartori. A cidade receberá sua nova edição da Virada Cultural e é conhecida por ser a maior do Estado, depois da capital paulista. Em 2015, um público estimado em 25 mil pessoas assistiu às atrações na cidade.
Segundo o secretário, o investimento da Prefeitura na montagem da estrutura será de R$ 160 mil. No total, a cidade contará com sete palcos - Largo do Rosário, Praça Flávio Furlan, Largo Bom Jesus, Centro Cultural, Teatro Vasques, Casa do Hip Hop e o Casarão do Carmo, que receberão 55 atrações.
Devido ao sucesso de 2015, este ano a Virada Cultura voltará a contar com a Praça Gastronômica, que será montada no Largo Bom Jesus, com diversas barracas de alimentação e bebidas. Outra novidade para este ano é que, também o Largo Bom Jesus, o coreto será um palco da virada, com atrações mogianas, tanto no sábado quanto no domingo.
"Além disso, por meio de uma parceria com o Sesc, receberemos ações com música, circo e mágica no local, intercalando com as atrações. Neste palco, teremos atrações de MPB, música raiz, pop e tradições populares", comenta Sartori.
O palco tradicional do hip hop ficará dentro da própria casa, iniciando a programação no sábado com MCs e rappers da cidade e, no domingo, com o Free Step, que é uma modalidade de dança de rua. Outra novidade, de acordo com o secretário municipal de Cultura, é o palco da MPB, que será montado na Sala Wilma Ramos, espaço dentro do Centro Cultural.
Início 
Sartori lembra ainda que o Teatro Vasques receberá a abertura oficial do evento às 18h30 do dia 28 de maio e, em seguida, a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. Na programação da Virada Cultural, este palco será destinado às artes cênicas e à dança, encerrando as atividades no domingo com uma apresentação dos Canarinhos do Itapety. "O Casarão do Carmo também será um palco, com o tradicional Sarau do Entremeio Literário realizado no domingo", completa o secretário.