A partir de hoje, o Casarão do Chá recebe "A Caverna dos Sonhos Esquecidos", uma exposição da artista Máyy Koffler, que permanecerá em cartaz até o dia 29 de maio. A mostra reúne 36 obras de arte cerâmica reunidas em séries e criadas entre os anos de 1994 e 2016. A vernissage começa às 11 horas. A visitação gratuita ocorrerá aos domingos, das 9 Às 17 horas. O Casarão fica na Estrada do Chá, cx 05, Cocuera, Mogi. Mais informações pelo telefone 4792-2164 ou pelo e-mail [email protected].
Dentre as obras, destacam-se "A Série das Porcelanas", com peças com a técnica de modelagem pré-hispânica do "Paleteado", originária da cultura Vicús no Peru. A porcelana, unida à técnica do paleteado, permite a criação de peças muito finas, translúcidas e de uma leveza única. Agregando a esta matéria corantes minerais, que tingem a massa branca com cores variadas (técnica nerikomi), é possível descobrir ondulantes formas, criaturas fascinantes, monstros e variados animais que a artista reforça com linhas, definindo e dando uma nova vida a cada obra.
"A Série das Luas", com a técnica de modelagem paleteado, surge da realização de uma primeira "Lua", feita no ano de 1994 em Apiaí. Curiosamente, a criação se deu em uma região que abriga muitas cavernas. A realização da peça revelou-se um desafio plástico. O título faz referência à forma final da peça, semelhante a uma lua crescente. A série é composta de cinco peças de formas bem semelhantes, mas com massas de diferentes cores e texturas executadas em diferentes momentos do percurso de Máyy.
Já "A Caverna dos Sonhos Esquecidos", que dá nome à exposição, surge para trazer à luz uma série de peças sonhadas e adormecidas durante anos, enquanto a artista realizava um caminho de preparação para ministrar cursos de cerâmica. Esse nome foi inspirado no filme homônimo de Werner Herzog sobre os tesouros pré-históricos descobertos na Caverna Chauvet (França). Existe aqui um paralelo entre esta gruta que ficou vinte mil anos congelada no tempo - perfeitamente fechada esperando o momento de ser descoberta - e as peças da exposição, que simbolizam a materialização dos "sonhos esquecidos" da artista.
Em "A Última Série", Máyy reúne esculturas em baixa e alta temperatura, algumas inspiradas em lendas e crônicas de origem pré-hispânica, sobre personagens míticos femininos. Também faz parte da série cinco obras de formas esféricas contendo desenhos lúdicos as quais podem ser usadas como luminárias. Completa a exposição, uma instalação em forma de mandala, realizada com as ferramentas utilizadas para modelar as obras.
Artista
A artista plástica e ceramista Maria Tereza Koffler AMáyy Koffler, que adotou o nome artístico Máyy Koffler, é formada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, e entre as muitas pesquisas realizadas por ela, viajou em 2014 ao Peru, indo até a cidade de Caral, que é considerada a mais antiga da América do Sul. Ela atua como professora em seu atelier particular, em São Paulo, além de exercer atividades artísticas e docentes em diferentes instituições. Também participou de diversas exposições coletivas e individuais. Mais informações sobre ela no site www.mayykoffler.com ou pelo e-mail [email protected].