A 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itaquaquecetuba) promoverá a primeira edição do "Simpósio da Pessoa com Deficiência" no próximo dia 25 (sexta-feira), das 8 às 17 horas, na sede da entidade (rua Ademaria, 35 - Vila Virgínia). As inscrições estão disponíveis por meio do Sympla (bit.ly/simposiopcd_oabitaqua) de forma gratuita.

O encontro deverá fomentar discussões sobre os desafios e avanços na inclusão de pessoas com deficiência, explorando os aspectos sociais, legais e de saúde de forma a fortalecer a compreensão acerca da autonomia e acessibilidade em prol da garantia de direitos em busca de uma sociedade mais inclusiva com sete palestrantes que apresentarão grande expertise na área.

A primeira palestra do simpósio, prevista para às 9h10, tratará sobre "O Papel da Psicologia na Promoção da Inclusão e Autonomia: Perspectivas Emocionais e Sociais para Pessoas com Deficiência", com a psicóloga especialista em Neuropsicologia, Viviane Marques da Silva. Em seguida, às 9h50, o membro da Comissão de Direito Médico da OAB/SP, Leonardo Navarro, trará foco às "Novas Tecnologias em Saúde - Cannabis Medicinal: Acesso, Desafios e Benefícios". Depois, às 10h40, a presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP, Camilla Varella, explicará sobre "Acessibilidade, Direito e Inclusão" na atual sociedade.

No período da tarde, a partir das 13h10, a advogada pós-graduada em Direito e Processo Civil e mestranda em Direito Médico, Monielly Farias Lins, destacará "A Importância da Perícia Médica na Garantia de Direitos das Pessoas com Deficiência". Já às 14 horas será a vez do advogado, professor e escritor Alex Farinelli tratar sobre os "Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho e o Papel da Previdência".

Às 15h10, a professora universitária e advogada atuante na área de Direito Médico e da Saúde, Luana Silva Sarkis, abordará as diversas barreiras e os desafios das pessoas com deficiência na utilização do Sistema de Saúde, ao passo que às 16h10, a última palestra do dia terá início com a integrante da Comissão Estadual de Direito Médico e Saúde da OAB/SP, Gleyzielen Vicente, que falará sobre "Planos de Saúde e a Proteção Legal dos Pacientes com Deficiências" para encerrar o dia de aprendizado.

A presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência, Alline Campelo, explica que o simpósio busca reunir profissionais de diversas áreas para elevar ainda mais o nível do diálogo. "Além de advogados, teremos a presença de psicólogos e acadêmicos para falar de soluções práticas e jurídicas que contribuam para uma sociedade mais inclusiva para quem se enquadra como PCD. Será um dia muito proveitoso, convidamos a todos para participar", comentou.

O objetivo final da subseção com a promoção do simpósio é atingir um ambiente onde todos, independentemente de suas condições, possam exercer seus direitos de forma plena e viver com dignidade, como explica o presidente da OAB Itaquá, Jairo Saturnino Mendes. "O fomento à acessibilidade e a garantia da autonomia de todos os públicos são pilares essenciais na atuação da Ordem e, nós, da 152ª subseção, trabalhamos da mesma forma. Esta série de palestras trará muito aprendizado, por isso, a participação é essencial para os profissionais que querem ampliar seus horizontes de atuação", destacou.