O Circuito Sesc de Arte chega neste fim de semana ao Alto Tietê. O evento, que tem como objetivo propagar a cultura para a população, contará com muita música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. A primeira cidade a receber o evento é Mogi das Cruzes, que amanhã, das 16 horas às 21h30, sediará várias intervenções artísticas no Largo do Rosário. A programação cultural se estende às cidades de Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Guararema e Ferraz de Vasconcelos, que também sediarão o evento, respectivamente, nos dias 9, 15, 16 e 17 de abril. A iniciativa conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).
De acordo com Henrique Rubin, coordenador do evento, as ações artísticas do Sesc pelo interior do Estado de São Paulo são uma tradição de muitos anos. Nesse atual formato, a iniciativa está em sua oitava edição, e, na região, tem sido realizada anualmente desde 2010. "Trata-se de um evento gratuito e realizado em espaços públicos, com apoio das prefeituras locais e sindicatos do comércio. Os trabalhos são voltados para todas as idades e contemplam tanto a cultura popular quanto as estéticas mais contemporâneas", explica. 
Por serem intervenções gratuitas, espera-se um número grande de pessoas, a ponto de ultrapassar a média de público do ano passado, quando um total de 280 mil pessoas prestigiaram as atividades. "Essa diversidade aliada às estratégias de comunicação nos indicam uma boa expectativa de público, a exemplo das edições anteriores", acrescenta. Lembrando que o Circuito é um projeto grande, o coordenador ressaltou que a maior dificuldade de realizá-lo é a logística com as equipes de realizadores e até mesmo os artistas. "Temos muitas equipes trabalhando simultaneamente em uma ação de apenas um dia em cada cidade, com exceção da comunicação, para que tenhamos uma boa adesão da comunidade", expõe. 
Destaques
Nesta edição vários grupos que representam a cultura popular marcarão presença. Em Mogi das Cruzes, a Banda Eddie, de Pernambuco, fará um show que mistura de rock, frevo, samba, reggae e surf music. Haverá também o espetáculo teatral "Cante Lá Que Eu Canto Cá", da Cia. do Tijolo, trazendo histórias de amor e causos do poeta popular Patativa do Assaré, cantados e dançados por trovadores. "O evento ajuda na democratização do acesso aos bens culturais com a difusão e circulação de trabalhos artísticos de qualidade de forma independente às regras de mercado", finaliza o coordenador.
Itinerante
Inspirado em antigos carros itinerantes que levavam entretenimento a diversas cidades, o Gabinete das Curiosidades e Habilidades traz atrações nos segmentos de artes visuais, cinema e literatura. No Largo do Rosário, o acervo estará à disposição dentro de um gabinete, idealizado pelo cenógrafo William Zarella. (Estagiária sob a supervisão de editores)