Consuelo de Paula é cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical de seus próprios trabalhos: "Samba, Seresta e Baião" (1998), lançado nos teatros dos Sescs Pompéia e Ipiranga (SP); "Tambor e Flor" (2002), no Theatro Ateneo da Argentina e no Teatro Paiol de Curitiba (PR); "Dança das Rosas" (2004), no Theatro Municipal de São Paulo e no Teatro Gran Rex de Buenos Aires. Ela se apresenta neste sábado, às 21 horas, no Casarão da Mariquinha, localizado na rua Alfredo Cardoso, 2, largo Bom Jesus, em Mogi das Cruzes. Os ingressos custam R$ 15. Mais informações pelo telefone 3374-1844. 
Em junho de 2008 foi produzida no Japão a coletânea destes três álbuns, batizada de "Patchworck", resultado de sua obra ter obtido destaque na capa do Guia Japonês Brasilian Music (Massato Asso), que selecionou os 500 melhores CDs da música brasileira de todos os tempos. Consuelo lançou seu primeiro livro, "A Poesia dos Descuidos" (Consuelo de Paula e Lúcia Arrais Morales), em 2011, e também seu primeiro DVD "Negra", gravado ao vivo no Teatro Polytheama de Jundiaí (SP). 
A cantora possui forte presença de palco e carisma, revelando-se primorosa intérprete de sua própria obra e de outros autores. Sua expressão artística é marcada por profunda coerência, sensibilidade e dedicação aos elementos da cultura musical brasileira.
Com uma trajetória singular, Consuelo se apresenta como herdeira da arte musical brasileira e mantém compromisso com a contemporaneidade, compromisso esse expresso na maneira inovadora de compor, harmonizar e interpretar. Refinamento erudito, elegância popular e boas ideias são constantes em sua obra, o que lhe tem assegurado profundo respeito, admiração e reconhecimento do público e da crítica especializada.