O mês de abril começa com uma agitada programação teatral no Alto Tietê. Promovida pelo Circuito Cultural Paulista, a iniciativa do governo do Estado pretende ampliar o acesso à cultura de forma descentralizada com apresentações gratuitas. A primeira cidade será Suzano, que, amanhã, às 18 horas, recebe a Cia. Novelo, com a peça "Sonho de Uma Noite de Verão", no Centro Cultural do Colorado Monteiro Lobato, localizado na rua Domingos Vitorino, 68, no Jardim Cacique.
O grupo teatral coloca em cena uma obra do dramaturgo William Shakespeare, mas com o cuidado de tornar o texto acessível para a plateia. "Shakespeare era um homem de seu tempo. Tivemos o cuidado de adaptar o texto para a língua do teatro de rua, sem descaracterizar a obra, e, ao mesmo tempo, trazer um frescor no diálogo com o público, fundamental para o entendimento da peça", explica a produtora do espetáculo, Victoria Martinez.
Esse cuidado proposto pela trupe se reflete no figurino. "Foi tudo pensado com uma estética que brinca com a possibilidade de ter sido um sonho. Além das listras fazerem referência ao tradicional figurino de palhaço, criamos um estilo que remete à ideia de um pijama, em cores pastéis e tecidos não sintéticos", conta.
A delicadeza dos detalhes também pode ser vista no cenário, composto por cordas com penduricalhos que lembram ninhos de pássaros, banco de bambu, pétalas de rosa e uma cortina de flores.
O grupo, composto por nove atores com diferentes formações que vão além do teatro, se uniu ao diretor Pedro Granato para montar o "Sonho no Parque", nome dado pelo grupo ao projeto que leva a obra de Shakespeare para as ruas. "A peça estreou em 2014 no Parque Villa Lobos e de lá para cá, participamos de diversos projetos de circulação, como 'Centro Aberto', 'Teatro nos parques', 'Circuito Sesc de Artes'. E, neste mês, o 'Circuito Cultural Paulista'. Também estivemos na 'Semana Cultural de Cosmópolis' e nos Sescs Itaquera, Dom Pedro e Santos. Já em maio e junho, estaremos em temporada pelo prêmio Zé Renato de teatro", diz Victoria.
Segundo a produtora, esse é o único espetáculo da Cia, mas existe interesse em continuar desenvolvendo teatro de rua em espaços urbanos de forma totalmente gratuita. Ao todo, são mais de 30 pessoas envolvidas na apresentação.