O Instituto Cultural Promodança abre inscrições para dançarinos e grupos de dança da região interessados em participar da 14ª edição do Festival de Danças de Suzano. O evento, que será realizado entre os dias 12 a 15 maio no Teatro Municipal Armando de Ré, reunirá apresentações de artistas da região e de outras cidades do Estado de São Paulo, que, em diferentes categorias, vão expor o seu talento. 
As inscrições estão abertas até o dia 26 de abril. Para participar, é necessário solicitar a ficha de inscrição e o regulamento oficial pelo e-mail [email protected]. Após o recebimento do arquivo, basta preenchê-los e reenviar para o mesmo e-mail. Não será possível fazer inscrição no dia da apresentação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9-7391-7152.
O festival começou como um evento exclusivo de Suzano, mas, com a repercussão, os organizadores resolveram expandir a atividade para outras cidades. Segundo um deles, Maurício de Oliveira, o objetivo é destacar os profissionais da dança. "A finalidade dessa iniciativa é revelar valores individuais de artistas da região, como já aconteceu com vários, dentre eles Paloma Sousa (Suzano) e Ricardo Graziano (Mogi das Cruzes). O festival é considerado um dos melhores do Estado", explica.
A participação é aberta a dançarinos tanto do Alto Tietê quanto de outras cidades do Estado, que podem se inscrever nas modalidades Danças Urbanas, Jazz, Contemporâneo, Livre Musical e Clássico Livre. Na premiação especial, a equipe técnica irá destacar o coreógrafo revelação e contemplar os participantes que se destacarem com prêmios como bolsas de estudo integral ou parcial para o Summer Promodança 2017; indicação para bolsa no Pacific Dance Arts (bailarinos) e para o Grand Prix Barcelona 2017; vagas para a Cia. Estável Promodança 2017 e para o Prêmio Garça em Danças 2016; e seleção para o concurso Missiones em Danza e semifinal do VKIBC, em setembro na Argentina. Ainda haverá os prêmios Cidade de Suzano e Instituto Cultural Promodança.
Avaliação
Para escolha dos vencedores, serão analisados os trabalhos coreográficos, sejam eles solo, duo, trio, conjunto ou variações de repertório. No repertório, serão julgadas a reposição coreográfica, técnica, musicalidade e a coerência na adaptação da obra. Para danças livres, como jazz, contemporâneo e sapateado, a harmonia do conjunto. "Quando aparecem bailarinos com muito potencial, eles recebem uma atenção maior, independentemente de idade, e podem receber um prêmio revelação neste ano ou no ano seguinte. Esta é umas das boas ações do festival, vamos projetando coisas para o ano seguinte. Não é à toa que ele está há tanto tempo no mercado", destaca Oliveira. (*Estagiária sob supervisão de editores)