Às vésperas do Carnaval, a cidade de Guararema recebe, desde a última quarta-feira, a exposição "As Cinzas de Quarta", de Gabriel Quintão. Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e a Prefeitura, a mostra está em cartaz na Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo, localizada na rua 19 de Setembro, 233, centro. A visitação gratuita pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Outras informações pelo telefone 4695-3871 ou no site www.sisemsp.org.br.
Em cartaz até o dia 28 de fevereiro, a exposição reúne imagens captadas em um terreno da zona norte de São Paulo, onde as escolas de samba abandonam suas criações depois do desfile. As fotografias incentivam uma comparação entre a alegria do Carnaval e a vida real das pessoas que fazem o espetáculo acontecer. O objetivo é retratar a fragilidade da felicidade da festa e, sobretudo, o esforço dos foliões em sustentar algo nascido pra morrer após 80 minutos de uso. A série aborda os itens usados nos desfiles que representaram vida no sambódromo, que se decompõem em meio a outras sobras do último desfile. 
Gabriel Quintão nasceu em 1984 em Araraquara (SP), onde se formou em jornalismo pelo Centro Universitário de Araraquara. Em 2006 começou a fazer seus primeiros trabalhos fotográficos, quando começou a se afastar da direção de arte e se aproximar da foto. Em 2010 mudou-se para São Paulo para estudar fotografia na Escola Panamericana de Artes e atualmente atua na capital como fotógrafo freelancer.