O Centro Cultural de Mogi das Cruzes recebe todas as sexta-feiras, às 19 horas, o Clube de Xadrez, que é realizado na Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant'Anna. Para jogar e participar das atividades do grupo, não é necessário se associar ao Clube. Entre 40 e 50 pessoas participam do encontro. O Centro Cultural fica na Praça Monsenhor Roque Pinto, 360, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6986 e 4798-6987. A entrada é gratuita.  
"Somos uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Nosso trabalho é totalmente voluntário, tanto é que membros mesmo da associação são poucos. Claro que, num segundo momento, se a pessoa quiser levar o xadrez a sério, ela pode se associar, mas isso não é exigido em nenhum momento. O que fazemos e que é nosso grande objetivo é oferecer um trabalho aberto à população, inclusive pessoas de outras cidades também, como já recebemos de Poá, Suzano, Ferraz e até São Paulo", comenta o presidente fundador do Clube de Xadrez de Mogi das Cruzes, Cláudio Tomarozi.
Tomarozi lembra que o trabalho do clube já rendeu importantes frutos e que Mogi, nesse aspecto, está muito à frente de qualquer outro município próximo - o grupo reúne a atual campeã paulista sub-18 e vice-campeã brasileira sub-18, Thifanni Nakata e a atual campeã brasileira sub-16, Isabelle Tomarozi. Destaca ainda, sob um outro aspecto, que o xadrez é uma poderosa ferramenta pedagógica, que pode ser empregada e transformar muitas situações adversas. 
O Clube de Xadrez de Mogi das Cruzes foi reconhecido com bem de utilidade pública no ano de 2012. Após a apresentação inaugural na última sexta-feira dos tabuleiros gigantes, que foram motivo de diversão para os apreciadores do xadrez na Praça Monsenhor Roque Pinto, a Secretaria Municipal de Cultura planeja levá-los para outros espaços públicos, como o Parque Centenário, para dar sequência ao trabalho de fomento. O investimento para a iniciativa foi de R$ 5 mil.