O cantor britânico David Bowie morreu ontem, aos 69 anos, após uma batalha de 18 meses contra o câncer, A informação foi dada pelo filho do músico, Duncan Jones, por meio da conta oficial do cantor no Twitter: "David Bowie morreu pacificamente, rodeado por sua família, após uma corajosa batalha de 18 meses contra um câncer". "Enquanto muitos de vocês vão partilhar esta perda, pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento de dor", acrescenta a mensagem.
O músico lançou na última sexta-feira, dia do seu 69° aniversário, o álbum "Blackstar", o 25º da carreira, onde se apresentou como um roqueiro que busca surpreender, ao enveredar por alguma experimentação de jazz.
Nascido David Robert Jones, em 8 de janeiro de 1947, em uma família modesta de Brixton, bairro popular do sul de Londres, a lenda do rock viu o primeiro sucesso chegar em 1969, com "Space Oddity", uma música que se tornou mítica e conta a história de Major Tom, um astronauta que se perde no espaço.
Autor de álbuns aclamados como "Heroes" (1977), "Lodger" (1979) e "Scary Monsters" (1980), o artista, que é radicado em Nova Iorque há anos, chegou ao topo da indústria no dia 6 de junho de 1972 com "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spider From Mars".
Este disco, que relata a inverossímil história do personagem Ziggy Stardust, um extraterrestre bissexual e andrógino transformado em estrela de rock, reuniu duas das obsessões do cantor: o teatro japonês kabuki e a ficção científica. Contudo, essa excêntrica personagem foi uma das muitas personalidades que adotou ao longo da carreira, como os outros alter egos da sua produção criativa: Aladdin Sane ou Duque Branco. Bowie era casado desde 1992 com a modelo somali Iam, com a qual teve uma filha.