Até o dia 28 de fevereiro o Sesc Belenzinho, em São Paulo, recebe a exposição "AquiAfrica", em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A mostra apresenta ao público a África vista pelos olhos de 13 artistas contemporâneos, de diferentes gerações, originários de 11 países da África subsaariana. O centro cultural fica na rua Padre Adelino, 1.000. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 2076-9700. 
As pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, vídeos e instalações selecionadas abordam questões-chaves do povo africano. Assuntos delicados como os problemas de imigração, a xenofobia, o consumo desenfreado, as tradições culturais e os sistemas de poder vigentes em seu continente aparecem retratados nas obras.
Entre os destaques está o curta-metragem produzido pelo diretor e produtor cinematográfico Abderrahmane Sissako, nascido na Mauritânia, que já acumula dois filmes exibidos no Festival de Cannes. Além dele, também chamam a atenção os desenhos de Frédéric Bruly Bouabré, da Costa do Marfim, considerado um dos mais originais artistas africanos após ter sido descoberto em uma exposição no Centre Georges Pompidou, em Paris.