Uma arte japonesa do século XIV que combina canto, dança, poesia e música em narrativa de uma maneira refinada e altamente simbólica é a atração deste domingo no Casarão do Chá. O espaço cultural sediará o VIII Encontro de Teatro Nô, que foi criado por Kanami e seu filho Zeami, podendo ser considerada uma bela síntese da cultura japonesa. Desde o início do século XX até os dias de hoje, continua sendo muito estudado pelos ocidentais. Em 2001, a Unesco reconheceu o teatro Nô como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. O Casarão fica na Estrada do Chá, cx 05, Mogi das Cruzes. Informações pelo telefone 4792-2164 ou pelo site www.casaraodocha.org.br. 
Das 14 horas às 15h30, a programação inclui uma primeira apresentação, com trechos de peças encenados: "Hagoromo Kiri" (Escola Kita), "Tsurukame" (Escola Hosho), "Shojyo" (Escola Kanze) e "Atsumori" (Escola Kongo). O encerramento será com a peça "Takasago". Nesta última, um monge visitava a baía de Takasago com a sua comitiva quando um casal de velhos aparece varrendo as folhas de um grande pinheiro. O monge se dirige a eles e o casal lhe conta que aquele é o famoso pinheiro de Takasago, o qual faz par com o pinheiro de Suminoe. Juntos são chamados de Aioi-no-matsu, que significa "casal de pinheiros". Ao final, eles revelam ser a própria encarnação dos pinheiros de Takasago e Suminoe e embarcam num barco, desaparecendo no mar. No segundo ato, o espírito do pinheiro ressurge fulgurante para dançar e espalhar bênçãos. 
A Associação Brasileira de Nôgaku (ABN) realiza, semestralmente, encontros de teatro Nô chamados de Imin Nô. O termo pode ser entendido como "Nô de imigrantes, por imigrantes e para imigrantes". Pelo Brasil ser fortemente marcado pela imigração, o termo Imin Nô define um encontro-reencontro com a singularidade que nos universaliza. A ABN é formada por imigrantes japoneses, artistas do Brasil e também da Venezuela. Dela fazem parte quatro grupos/escolas: Houyou Kai, fundada em 1988; Brasil Hosho Kai, de 1990; Shouyou Kai, de 2008; e o Brasil International Noh Institute (INI), de 2013. O primeiro grupo de teatro Nô do Brasil foi o Hakuyou Kai, criado em 1939 e ativo até meados dos anos 1990.