Viajar para lugares bonitos, com flores e água limpa, encontrando amigos pelo caminho e tudo isso sem sair do lugar. É essa a proposta da peça "Silêncio", da companhia Pompa Cômica, que chega a Arujá esta semana para quatro sessões: terça-feira,
às 8h45 e às 14h30, e, na quarta-feira, nos mesmos horários. A entrada é gratuita e o evento, que será realizado no Clube União (avenida Amazonas, 100, centro), é aberto ao público. A atividade é indicada para crianças de 6 a 12 anos. Outras informações podem ser obtidas no telefone 4655-0986.
Em seus 50 minutos de duração, a apresentação conta a história de Guri, que, ao se ver sozinho em uma tarde de domingo, usa a sua imaginação para visitar lugares onde a natureza é respeitada. De forma lúdica e poética, a encenação cria consciência ecológica e explora temas que fazem parte da infância, como medo, fantasia, sonhos e amizade. A obra é resultado da parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o Projeto Arte Espalhada, do Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo do Estado.
Cinema
Além da programação para esta semana, foi divulgado recentemente que as animações "A Fábrica do Ditão", "O Herói é Você", "Pisa no Freio Zé", "O Amanhã Melhor" e "(Des)Conectado", produzidas em Arujá, serão exibidas no 8º Festival Internacional de CineArte para Meninos e Meninas, de 29 de novembro a 6 de dezembro, na cidade de Bogotá, capital da Colômbia. As obras foram realizadas na cidade com recursos do ProAc e por meio de parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com a 3S Projetos e o Núcleo de Cinema e Animação de Campinas.
Os responsáveis por discutir os temas, criar os roteiros e desenvolver as animações são os alunos das oficinas realizadas no primeiro semestre no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente do Centro (antigo Pró-Menor), no Casarão das Artes e no Centro de Convivência do Idoso. Cópias de DVDs contendo todas as obras arujaenses e mais três produzidas em Valinhos e Campinas começaram a ser entregues na cidade esta semana. 
De acordo com o diretor do projeto de animação e responsável por inscrever as obras no festival colombiano, Wilson Lazaretti, o resultado superou as expectativas. "Acho que quem tiver a oportunidade de assistir vai gostar muito", disse. 
Também presente na exibição, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Arujá, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan, ressaltou que, "além do lazer, este tipo de atividade leva conhecimento aos alunos e isso é importante. Agradecemos ao governo estadual e aos apoiadores", afirmou. 
Nelson Dutra, da 3S Projetos, destacou outro aspecto importante das oficinas, o fato de elas estimularem o pensamento coletivo nos estudantes.