O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia, capital da Polônia, quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também as restrições aos judeus poloneses pelos nazistas.
Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
O longa conta com direção do francês Roman Polanski e concorreu, em 2003, a sete indicações ao Oscar, conquistando a estatueta nas categorias Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado (Ronald Harwood). A inspiração foi a autobiografia do músico, que morreu em 2000.