Os apaixonados por animação terão a oportunidade de conferir as produções, que serão exibidas no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), hoje, às 9 e às 14 horas, e na Sala Wilma Ramos do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, amanhã, às 20 horas. Realizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema e Animação (ABCA) e no Estado de São Paulo pela Origem Produções, com patrocínio da Zilor e apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), o Dia Internacional da Animação (DIA) é dividido em duas mostras: Infantil Dia 2015 e Nacional e Internacional Dia 2015. O Cemforpe fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55, na Vila Mogilar, e o Centro Cultural, na praça Monsenhor Roque Pinto, 360, centro. A entrada é gratuita. Informações: 4798-6900.
Com a finalidade de difundir o gênero animação nacional e internacional em todas as regiões do Brasil, o DIA ocorre simultaneamente em 200 cidades do País e tem 40 países participantes, que são ligados à Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa). Neste ano, a atração teve 180 curtas-metragens brasileiros inscritos, sendo dez selecionados para a Mostra Infantil e cinco para compor a Mostra Nacional. Esta última será aberta com a produção "O Átomo Brincalhão", de 1964, produzida pelo diretor Roberti Miller e resgatada pela coordenação de júri do evento.
Mogi recebe o projeto, que está em sua 12ª edição, desde 2013, segundo o secretário Municipal de Cultura, Mateus Sartori. "O projeto visa a divulgar a produção de cineastas e animadores independentes, cujo material é resultado de um processo seletivo. É um projeto grandioso, sendo considerado atualmente como o maior evento de cinema simultâneo do Brasil", avalia.
No ano passado, o público, de acordo com Sartori, foi de 1.400 pessoas, incluindo as exibições no Teatro Vasques e no Cemforpe. "Repetiremos o público esse ano com exibições no Cemforpe para escolas, porém, o palco das exibições deste ano será o Centro Cultural, já que temos um espaço múltiplo e equipado para receber esta atividade", destaca. As exibições no Cemforpe são exclusivas para alunos da rede municipal de ensino.
Difusão 
Na programação, o público terá a oportunidade de conferir animações produzidas em diversas técnicas, como desenho sob película, 2D, 3D, stop motion, animação com objetos, pixelation e desenho sobre papel. 
"O DIA tem importância na difusão de conteúdo audiovisual de animação inédito para a maioria das cidades em que a mostra acontece. Muitos dos filmes de animação brasileiros ficam restritos a festivais do gênero não chegando ao grande público. Outra característica importante do evento é a formação de novos públicos exibindo filmes de várias técnicas e temáticas, possibilitando um novo olhar sobre essa arte cinematográfica", acredita Fabiano Florez, produtor nacional do Dia Internacional da Animação.
O evento, que foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa), presta uma homenagem para a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, que ocorreu no teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, na França, por meio de Emile Reynaud. O desenho exibido foi "Pauvre Pierrot".