O talento jovem vem ganhando destaque em Mogi das Cruzes, primeiro com o Festival de Teatro Estudantil, o Festemc, que teve sua segunda edição promovida pela Secretaria Municipal de Cultural, em setembro, e no último dia 15 de outubro, com a estreia do Festival Estudantil de Música. A banda Charanga, da Escola de Artes AJPS, foi a grande vencedora do evento, coquistando o primeiro lugar e o troféu Melhor Composição Autoral com a música "Poesia do Anoitecer", e o troféu Aclamação Popular (Melhor Torcida), com "Carcará".
Também concorreram no festival as bandas Sala Musical (Etec Presidente Vargas), Slow Mind (Escola Francisco Ferreira Lopes), DW (Escola Estadual Doutor Deodato Wertheimer), Falso Vetor (Etec Presidente Vargas), e DelaEla (Escola Estadual Professor Ilson Gomes); o rapper Lucas Eduardo da Silva, Les (Colégio Alma Mater), o cantor Samuel Ferreira, o Sam, (Colégio Objetivo), e Gustavo & Banda (Escola Estadual Doutor Deodato Wertheimer). Confira a premiação completa no quadro nesta página. 
Rita Bonfim, coordenadora de Cultura da AJPS, explica que a banda, criada em 2012, é resultado do trabalho de música, com aulas de violão e musicalização, ministradas pelos professores Dani Dias e Amanda Araújo, respectivamente. "Temos músicos, cantores e instrumentistas muito promissores. São alunos pinçados entre aqueles que frequentam as aulas. Cada um vai se aprimorando de acordo com o instrumento que tem afinidade. Devido a idade exigida pelo festival, cerca de 15 integrantes participaram com idades entre 10 e 16 anos, mas o grupo tem 25 pessoas, incluindo uma senhora que tem 60 anos", conta.
Com apresentações em saraus pela cidade, foi a primeira vez da banda em um festival. "Foi uma surpresa para mim, mas eles estão muito seguros do querem e da qualidade do trabalho que desenvolvem. Explicamos que a apresentação artística tem que ser diferenciada, tem que envolver figurino, iluminação, teatralização", revela Rita.
Autoral
Destaque à parte para a canção vencedora "Poesia do Anoitecer", composta por Giovana Lucchesi, de 16 anso, com a ajuda de Josi Coutinho, e os arranjos do instrumentista Celso Damasceno. "Eles são estimulados a compor, fazer arranjos, para que não seja uma uma coisa repetitiva, o simples replicar de canções", destaca Rita.
O amadurecimento musical dos integrantes da Charanga fez com que a escola se decidisse pela trilha ao vivo para o espetáculo anual, que este ano será encenado nos dias 18 e 19 de dezembro, no Teatro Vasques. "Mãe Coragem" é baseado na obra Bertolt Brecht, e vai trazer as diferentes vertentes trabalhadas na AJPS: teatro, música, acobracias aérea e de solo, e balé clássico e contemporâneo. Todas as músicas serão executadas pela Charanga. Mais informações sobre a instituição na fan page Escola de Artes AJPS ou pelo telefone 4792-8139.