Sempre presente nos eventos culturais de Mogi das Cruzes, seja literatura, dança, artes plásticas ou teatro, Lázaro Cunha, de 75 anos, é o homenageado de hoje do sarau do grupo Entremeio Literário, que integra a segunda edição do Primavera 60 Mais Mogi. O evento gratuito será no Casarão do Carmo (rua José Bonifácio, 516, Centro Histórico) às 20 horas. "Ele é um integrante importante do Entremeio. Na sua juventude, seu Lázaro teve contato com o circo e o teatro, e, até pouco tempo, fazia parte de um grupo teatral. Ele é um artista da oralidade, da história contada", conta Carla Pozo, coordenadora do grupo literário.
Na noite de hoje, segundo Carla, Lázaro vai relembrar causos e histórias de suas vivências em diferentes cidades do País, e os integrantes do grupo farão leituras em homenagem a ele. A obra do artista em breve será eternizada. "O grupo está se organizando para poder registrar os seus contos", revela a coordenadora.
A programação do Primavera 60 Mais Mogi continua amanhã, e, dentre outras atrações, inclui com um café reunindo os artistas plásticos da Mostra de Arte 60 Mais Mogi Wanda Coelho Barbieri, no Terminal Central, onde a exposição segue em cartaz até sábado. No mesmo dia, chega ao fim a temporada da performance literomusical "Travessias", encenada pelo grupo Mágicos Intérpretes, também no Casarão do Carmo.
"É um espetáculo diferente por trabalhar a performance, o que é positivo para o grupo formado por pessoas com mais de 60 anos, sendo quatro delas com mais de 80 anos. É um trabalho de ator mesmo, com uma qualidade artística surpreendente. Não é por ser uma apresentação da terceira idade que é algo menor, sempre primamos pelo moderno", avalia Nelson Albissú, que dirige o grupo e é responsável pela Coordenadoria do Idoso de Mogi das Cruzes. Veja a programação do evento no link http://migre.me/rVHHy.
Positivo
A avaliação da programação em homenagem aos idosos mogianos é positiva, segundo Albissú. "Este ano diminuimos a quantidade de eventos, mas a programação cresceu e deu um salto de qualidade, com novos horizontes. As rodas de conversa predominaram e a participação da população foi bastante ativa", destaca. Os eventos abordaram questões de saúde, educação, estética e cultura, com destaque para a criação das bibliotecas nos núcleos de convivência de idosos da cidade.