Os livros representam uma porta de entrada para um mundo cheio de possibilidades e descobertas. E é com o intuito de abrir os horizontes que a Coordenadoria Municipal do Idoso com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes começa amanhã o projeto Biblioteca do Idoso. A iniciativa, que faz parte da programação do Mês do Idoso, distribuirá acervos de livros em oito Centros de Convivência de Idosos espalhados pelos bairros do município, como Piatã e Biritiba Ussu.
A inauguração, que ocorre nesta sexta-feira, será realizada a partir das 9 horas na unidade I
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Pessoa Idosa "Eu Me Abraço a Você", localizada na Estrada do Pium, 37, no Jardim Piatã II. No local, além da entrega do acervo, será realizada uma roda de conversa liderada por Nelson Albissú, responsável pela Coordenadoria Municipal do Idoso.
"A biblioteca é uma iniciativa que busca integrar o idoso ao universo literário, incentivando e dando acesso fácil à leitura para esse público, que, muitas vezes, por algum motivo, não poderia ter. Inicialmente, são acervos pequenos que serão distribuidos pelos centros. Cada um deles possui livros diferentes, a ideia é que, com o passar do tempo, ocorra um rodízio entre eles. O acervo de um centro vai para o outro e vice-versa", explica o coordenador.
Segundo Albissú, a roda de conversa busca interagir com os idosos, a fim de explicar a iniciativa e a importância de desenvolver o hábito da leitura. "Esse projeto tem o objetivo principal de integrar o idoso culturalmente e socialmente. A roda tirará dúvidas e tem o intuito de despertar neles o interesse pela literatura. Além do foco central, que é a leitura, estaremos à disposição para debater temas relevantes, como o direito dos idosos", afirma o responsável.
Outro convidado para a inauguração é Auro Malaquias, bibliotecário da Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo Sant'Anna, localizada dentro do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, que fica na praça Monsenhor de Roque Pinto, s/nº, na área central da cidade.
O conteúdo do acervo é eclético e pretende atender a todos os gostos. A organização e doação foi realizada pela Prefeitura da cidade através de Biblioteca Municipal. "Organizamos cerca de 50 livros em cada kit, e os gêneros são bem ecléticos. Colocamos um pouco da literatura brasileira e estrangeira também, ou seja, um pouco de tudo para não deixar ninguém descontente", diz Malaquias, que foi quem organizou os acervos. Para Albissú, essa pluralidade de conteúdos é essencial para despertar o gosto dos idosos. "Teremos romance, aventura, até gibi. A ideia é justamente poder viajar através dos livros e conhecer todo tipo de história", completa ele.
Funcionamento 
Cada centro possui uma coordenadoria específica e vai organizar o rodízio dos livros da melhor forma, mas os idosos poderão levar para casa sem pressa ou qualquer tipo de burocracia. "São núcleos pequenos, então, acreditamos que a organização será tranquila, o que esperamos é que a procura e interesse seja grande. A criação de acesso e o incentivo à leitura é um importante instrumento de empoderamento do idoso, para que ele seja o protagonista da sua própria história", destaca Albissú.
Malaquias ressalta a importância da ação. "Este é só o início. O primeiro degrau já foi, que é fornecer um espaço para a literatura e dar oportunidades de leitura para quem não tem. O incentivo ao hábito de ler será despertado e a iniciativa vai se desenvolver cada vez mais", comemora.
Os demais acervos serão entregues aos centros de convivência até o mês de novembro. Outros sete núcleos serão contemplados, Conjunto Santo Ângelo, Conjunto São Sebastião, Jardim Aeroporto III, Jundiapeba, Jardim Santa Tereza, Mogi Moderno e Boa Vista - Biritiba Ussu.
Doações de livros podem ser realizadas em qualquer um dos centros ou diretamente para a Coordenadoria Municipal do Idoso, que está localizada na rua Francisco Franco, 133. (Sob supervisão de editores)