O Centro Cultural de Mogi das Cruzes recebe, amanhã, um show especial. A partir das 20 horas, a cantora Vânia Bastos se apresenta na Sala Multiuso Wilma Ramos e, em sua performance, ela faz um passeio pelas várias fases de seus quase 30 anos de carreira musical. Acompanhada por Ronaldo Rayol ao violão e Moisés Alves ao piano, Vânia cantará Tom Jobim, Caetano Veloso, Edu Lobo, Clube da Esquina, Adoniran Barbosa e outros compositores que ainda não gravou. A entrada gratuita. A recomendação é chegar com antecedência ao local de apresentação. O Centro Cultural fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, ao lado da Catedral de Santana.
É uma apresentação, que promete agradar a todos, em especial, os apreciadores da Música Popular Brasileira (MPB). Estão presentes no repertório canções consagradas, como "Paulista", "Canta Mais", "Arrastão", "Upa Neguinho", "Você Não Entende Nada", "Nada Será Como Antes", "Paisagem da Janela", "Casaco Marrom", "Tocar na Banda", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Só Danço Samba", dentre outros sucessos.
Vânia Bastos iniciou sua carreira profissional no início dos anos 1980, ao lado de Arrigo Barnabé, sendo solista de "Clara Crocodilo"- o disco marcante da chamada "Vanguarda Paulista". Com Arrigo, foi também a solista de "Tubarões Voadores". Durante dois anos, cantou com Itamar Assumpção na Banda Isca de Polícia. Em 1986, gravou seu primeiro disco-solo e, entre seus dez trabalhos gravados, tem discos lançados também no Japão e Europa. A cantora dedicou CDs inteiros às canções de Caetano Veloso, Tom Jobim e Clube da Esquina, tendo as participações do próprio Caetano e de Milton Nascimento em gravações suas.
Vânia tem um único DVD, "Tocar na Banda", que foi gravado em comemoração aos seus vários anos de vida artística.
Homenagens
O mais recente CD da cantora é "Nabocadolobo", álbum totalmente dedicado à obra de Edu Lobo, um dos maiores compositores brasileiros. Ronaldo Rayol é o diretor musical, arranjador e violonista deste álbum, que conta também com a participação do próprio Edu Lobo. 
Atualmente, Vânia se dedica à apresentação de quatro tipos de shows, cada um em homenagem a um artista específico. "Poeta da Canção", por exemplo, é inteiramente composto por letras de Vinícius de Moraes e seus diversos parceiros. "40 anos Sem Pixinguinha" é apresentado ao lado de Marcos Paiva Trio, Selma Reis e Maria Alcina, em reverência a Pixinguinha. "Quatro Vezes Caymmi" é uma homenagem ao centenário do compositor e "Arrigo Barnabé e Vânia Bastos", por sua vez, show de piano e voz .