A segunda edição do Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes (Festemc) segue com a sua programação ao longo desta semana. As apresentações, realizadas no Teatro Vasques, recebem grupos teatrais de escolas de Mogi, São Paulo e outras cidades, como São Vicente, Cunha e Sorocaba, proporcionando um intercâmbio cultural e trocas de experiências entre os alunos e o público. Dentre as escolas participantes, encontra-se o Colégio Unimor, que se apresenta nesta segunda-feira, às 15 horas, com o espetáculo "Segredo - Um Drama Digital". O teatro fica na rua Doutor Corrêa, 515, centro de Mogi. A entrada é gratuita e a classificação é de 12 anos. Confira a programação completa desta segunda e quinta-feira no quadro desta página.
Este é o segundo ano de atividade do Grupo Teatral Unimor, que surgiu especialmente para a Feira Cultural realizada pelo colégio. "Somos um grupo novo. A ideia era representar o livro 'O Auto da Barca do Inferno', que eles estavam estudando nas aulas de literatura. Os alunos gostaram tanto, e, como a peça foi tão bem aceita na escola, decidimos montar um novo espetáculo para um outro evento do colégio, que é o que apresentaremos na segunda-feira", conta Pedro Bonzanini, autor e diretor do espetáculo, e professor de Teatro da escola. Ainda segundo ele, a prática do teatro no Unimor era realizada apenas com os alunos menores, do Ensino Fundamental, porém, com o sucesso da primeira experiência, os alunos do Ensino Médio ficaram empolgados e começaram a participar.
Por conta do pouco tempo de formação da equipe, a apresentação desta segunda-feira e a participação no evento serão uma oportunidade para o grupo e um motivo de orgulho para a escola. "Os alunos estão ansiosos, a expectativa é a melhor possível. Será uma grande experiência para eles, que terão a oportunidade de sair do ambiente familiar ao qual estão acostumados, pois essa peça só foi apresentada para familiares e os alunos e amigos do colégio. Mostrar o trabalho deles para outras pessoas será um grande feito", comemora Bonzanini. O sucesso da peça no colégio, inclusive, foi um dos motivos para o professor se inscrever no Festemc.
Bonzanini conheceu o festival através da rede social Facebook, e viu neste projeto uma oportunidade de divulgar, amadurecer e adquirir novas experiências para o Grupo Teatral Unimor. "Descobri sobre o evento com um amigo de Mogi, que compartilhou em sua página do Facebook sobre as inscrições. Aproveitei a oportunidade e fiz a inscrição da escola. Até então, não contei para os alunos para não criar expectativa, só depois da confirmação de que fomos aceitos é que eles ficaram sabendo", explica ele.
Mesmo com a ansiedade natural e com a confiança em seu próprio trabalho, a escola sabe que o grande valor do projeto é o incentivo à cultura e a divulgação dos novos talentos. "Sempre falo para eles, o melhor prêmio é estarmos participando, independentemente do resultado, a experiência valerá a pena", afirma o professor.
A peça "Segredo - Um Drama Digital" conta com o talento de 11 alunos do Ensino Médio da escola e retrata o cyberbullying, com a história de Ludmila, uma garota ingênua e sonhadora, que sofre com a timidez e o amor não correspondido por Marcão, um garoto popular. Para chamar a atenção do rapaz, a menina decide mandar fotos provocativas em seu celular para ele. Marcão e seus amigos, com posse das fotos, criam um perfil falso nas redes sociais e tornam públicas as fotos da garota, que passa a ser ridicularizada e violentada na internet. "É um tema atual. As pessoas acham que começa com uma brincadeira, mas vira uma perseguição e uma ridicularização. Por estarem com perfis anônimos, as pessoas perdem o limite", finaliza Bonzanini. (Estagiária sob supervisão)