A partir de hoje, Mogi das Cruzes passa a contar com mais um importante equipamento de fomento à produção cultural local. Após meses de trabalho, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, fará a entrega do Estúdio Municipal de Áudio e Música (Emam), o primeiro estúdio público de gravações do município. O Emam foi construído no piso superior do Centro de Cultura e Memória "Expedicionários Mogianos", que passou por reformas e terá esses trabalhos entregues também nesta sexta-feira, durante a mesma solenidade, às 19 horas.
O Emam é resultado de um diálogo aberto com a classe artística, que passou a reivindicar a presença no município de um equipamento assim durante fóruns setoriais promovidos pela Secretaria de Cultura. O local foi equipado com o que há de mais moderno no que se refere à produções audiofonográficas.
A Secretaria de Cultura está finalizando o processo de seleção dos primeiros projetos que poderão gravar no estúdio. Foi feito um chamamento público, destinado, neste primeiro momento, aos artistas mogianos. "Um dos objetivos do Emam, seguindo a linha de trabalho que já estamos adotando desde o princípio, é incentivar o artista local. Por isso, definimos como ideal para este primeiro chamamento fazer algo restrito aos artistas de Mogi das Cruzes", destaca o secretário Mateus Sartori.
Expedicionários
Juntamente à inauguração do estúdio, será feita a entrega das obras de reforma do Centro de Cultura e Memória "Expedicionários Mogianos". O local, que é um espaço permanente de exposição de itens alusivos aos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, passou por uma revisão completa em suas instalações elétricas e hidráulicas, com a construção de sanitários acessíveis e teve todos os ambientes adequados e modernizados. O museu ganhou também uma sala de projeção.