Com o tema "Cidade Educadora", a 8ª edição do Entretodos - Festival de Curtas de Direitos Humanos acontece de 5 a 9 de outubro em 78 pontos de exibição, como centros culturais, salas de cinema, cineclubes, CEUs, escolas municipais, praças e parques que abrangem todas as regiões da cidade de São Paulo. Serão mais de 300 exibições. Todas com entrada gratuita.
O Entretodos é realizado em parceria com as secretarias municipais de Cultura (SMC), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME).A programação completa estará disponível no site www.entretodos.com.br e a fanpage do festival pode ser acessada no endereço www.facebook.com/entretodos.
Na "Mostra Competitiva", a oitava edição do Entretodos exibirá 28 curtas, sendo 14 nacionais e 14 internacionais de países como Senegal, Alemanha, Singapura, França, Reino Unido, Irã, França, Iraque, Ucrânia, entre outros. O festival tem o objetivo de promover o cinema independente, valorizando o audiovisual como ferramenta de formação de educadores e o aproximando da população.
Os curtas estão divididos nos programas temáticos: "Vozes Urbanas", "Possibilidades", "Na lata", "Incêndios" e "Visão de Dentro". Com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum, esta edição contará com uma Mostra Infantil e outra Juvenil.
A condição feminina e o debate sobre aborto são temas de destaque, segundo a curadora. "Há também mais diretoras mulheres competindo nesta edição. Outro ponto que chamou atenção foi a grande participação de filmes internacionais - a maior em todas as oito edições do Entretodos", observa.
Os curtas premiados pelo Júri Oficial irão juntar-se ao vencedor do Melhor Curta-Metragem escolhido pelo voto popular. O valor das premiações chega a R$ 7 mil. Nesta edição, o júri é formado por Cláudia Mogadouro (ECA/USP), João Whitaker (FAU/USP), Letícia Santinon (CCSP), Mariana Coelho (SPCine) e os cineastas Francisco César Filho, Jurandir Müller, Matias Mariani, Renato Barbieri e Tata Amaral. O Festival também contará com alguns eventos paralelos, como palestras.
Vencedores
A cerimônia de premiação do festival, marcada para o dia 9 de outubro, a partir das 18 horas, no Centro Cultural São Paulo, revelará os vencedores de todas as categorias, que serão exibidos durante a Mostra dos Vencedores na programação do III Festival de Direitos Humanos - Cidadania nas Ruas, programado para o mês de dezembro.