O modo de se pensar e fazer arte faz toda a diferença nos tempos de hoje. Muito mais que uma forma de lazer e entretenimento, a arte é um meio de informação, desenvolvimento e transformação pessoal e social. É com esse pensamento que a Troupe Parabolandos surgiu há dez anos e se mantém até hoje. Teatro, dança, música, circo e até dublagem fazem parte das apresentações e oficinas do grupo, sediado na avenida Antônio Marques Figueira, 581, centro de Suzano. Mais informações pelo telefone 4742-8513, no endereço eletrônico parabolandos.blogspot.com.br ou na página do grupo no Facebook, Troupe Parabolandos.
Para celebrar tantos anos de trajetória, a companhia teatral está com uma programação especial, que teve início este mês e segue até setembro. Uma das apresentações será realizada hoje, com as peças "Hoje é Dia de Maria" e "Au-Au-Fatal", encenadas pelos alunos do centro cultural. Todos os eventos de comemoração acontecem na Associação Fukushima de Suzano, que está localizada na rua Tokuzo Terazaki, 142, na Vila Urupês, em Suzano. Confira a programação completa no quadro disponível nesta página.
O grupo, que iniciou a sua história em setembro de 2005, surgiu da vontade de viver de arte do seu fundador, Rafael Marcondes, com um ideal inovador em busca antes de mais nada, de formar um cidadão consciente e informado por meio da cultura. "Eu já dava aulas de teatro, mas sempre tive o intuito de montar um espaço dedicado à cultura. Reuni uns amigos, que tinham essa ideia em comum e surgiu o grupo. Inicialmente, éramos apenas um grupo de pessoas que queriam fazer arte, porém, outros compraram a ideia, e ficou cada vez mais sério", conta Marcondes. Atualmente, o grupo é formado também por Bárbara Maria, Carol Marcondes, Daniel Maxuel, Gell Marcondes, Keyla Godoy, Marciana Macedo e Otavio Rodrigues.
Desde o seu ínicio, a Troupe Parabolandos segue a filosofia do "Teatro do Absurdo", que, segundo Marcondes, é uma das muitas vertentes teatrais. "O teatro do absurdo segue uma linha de raciocínio mais sarcástica, inclinada para o lado mais cômico. Nossa ideia é utilizar de 'regras sociais', manias do cotidiano, estereótipos, dentre outras questões, para fazer as pessoas refletirem de maneira leve e interessante", explica o artista.
Sede
Aos poucos, a Troupe Parabolandos chamou a atenção e ganhou o carinho do público com suas apresentações. "Começaram a surgir interessados em fazer aulas, e, com essa demanda, surgiu a oportunidade de aprimorarmos e montarmos nosso próprio espaço", lembra Marcondes. Assim foi inaugurado, em 2009, o Espaço Cultural Troupe Parabolandos, que, atualmente, oferece, além das apresentações de espetáculos, oficinas e workshops de vários segmentos artísticos, todos envolvidos no ideal da "arte absurda", a arte questionadora, sarcástica e visionária, que marcou a história do grupo.
Sendo a primeira companhia de Suzano a conquistar um espaço próprio, o grupo destaca a família que os frequentadores do centro cultural se tornou, e como a filosofia da Troupe e a arte influenciaram positivamente tanto a vida dos fundadores como de seus alunos. "Não consigo dizer que isso está sendo uma realização de um sonho, porque nunca imaginei que chegaríamos onde estamos. É uma grande realização ver as pessoas realizando sonhos, através de uma ideia minha, que foi pensada há dez anos", finaliza Marcondes. (Estagiário sob supervisão)