O hip hop é um movimento cultural que ganha cada vez mais força e reconhecimento no Brasil, contribuindo, assim, para o surgimento de grandes talentos do segmento. No Alto Tietê, isso não é diferente, e o poaense Edson Arley Souza Guilherme, mais conhecido como Arley MC, é a prova disso. O lançamento do CD que marca a estreia de Arley no mercado músical será no dia 7 de novembro na praça Afonso Carlos Fernandes, na rua Emílio Ribas, na Vila Sopreter, em Poá.
Com apenas 21 anos de idade, o interesse de Arley pela música começou cedo, por meio do seu pai, Edson Guilherme, também cantor e compositor. "Meu envolvimento com a música aconteceu desde pequeno, muito por causa de meu pai, que é musico. Então, eu o acompanhava em diversos eventos de música em que ele participou e tinha isso dentro de mim", explica o MC. Porém, diferentemente do pai, Arley seguiu para o hip hop, movimento do qual faz parte desde os 12 anos.
Segundo Arley, o movimento hip hop é a união de quatro elementos, o break dance, o DJ, o MC e o grafite. "O hip hop é o nome da união desses quatro elementos. O gênero musical desse movimento é o rap, no qual quem apresenta são os mestres de cerimônias (MCs)", explica ele. Sempre em volta do mundo da música, Arley possui letras próprias desde os 15 anos, mas inicialmente não levou esse talento a sério. "Eu comecei no movimento dançando breaking. Mas já tinha algumas letras escritas. Porém, depois que participei da Associação Cultural Opereta, em Poá, aprimorei os meus estudos na área e decidi me dedicar mais nas composições de músicas de rap, tornando-me um MC", completa.
O álbum, que recebe o título de "Ritmo e Poesia", é composto por uma faixa de introdução, com falas do DJ Paulo, e outras dez faixas musicais, todas autorais, além da colaboração na arte visual da Duo Foto e Designer. "Comecei a gravar no ano passado. Inicialmente gravei apenas algumas músicas, faixas soltas. Mas amadureci a ideia da realização de uma produção completo, e o trabalho ganhou vida", conta Arley. Além do DJ Paulo, o CD tem a participação de convidados, como Duck Zero & the Cash, Thamirys Ribeiro, Emerson Jordina e Alexandre Guilherme.
O evento de lançamento será em um local aberto, e com a participação e apresentações de grandes nomes do rap nacional da região, como Carol Ourunatto, grupo As Trincas, rapper Dukemel e muito mais. "Todos que farão participação no CD também estarão no lançamento", conta o MC. De acordo com o músico, além da estreia oficial em Poá, a intenção é passar por diversos espaços culturais para apresentar o novo álbum. "A proposta é passar pela região e por bairros de São Paulo, como Cidade Tiradentes, Sapopemba, Curuçá, Belém e Itaim", planeja o rapper poaense.
Dentre as principais influências do músico estão grupos e artistas como Racionais, Emicida e Rashid. Os trabalhos do rapper e informações sobre a carreira estão disponíveis em suas páginas do Facebook Arley Guilherme e Oficial Arley MC e no seu canal no YouTube, Arley MC Oficial. (*Estagiário sob supervisão)