O Centro de Arte e Cultura da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos completou um ano de funcionamento no início deste mês e está com inscrições abertas para oficinas de balé clássico, jazz, dança de salão, street dance, teatro, com horários e dias específicos para cada modalidade. Os interessados em se matricular, que devem possuir entre 4 e 70 anos, podem comparecer ao próprio local de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, munidos de duas fotos 3x4, comprovante de residência e cópia do RG do titular ou do responsável, caso o aluno ainda não tenha 18 anos. A unidade fica na avenida Brasil, 966, no centro da cidade.
Promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as modalidades fazem parte do projeto "Arte em Ação", que já contemplou um público de mais de 2.500 pessoas desde o início de suas atividades, em 2014. O centro cultural também promove oficinas de zumba, jump e ginástica. As matrículas para estes três ocorrem em todo início de mês. Mais informações pelo telefone 4679-5728.
De acordo com a coordenadora do "Arte em Ação", a dançarina Alessandra Dunia Modenese, no fim do ano passado, o centro cultural contava com aproximadamente 1.700 alunos. Com a inserção da zumba e da ginástica, o público aumentou. "Sem contar com os alunos que não frequentam mais o espaço, temos 2 mil inscritos e estamos tentando manter esta meta. Além disso, estamos mantendo os alunos de quatro anos e os da melhor idade, o nosso público alvo", comenta.
Além das oficinas, o Centro de Arte e Cultura promove a cidadania e a interação com a população por meio de reuniões que debatem temas sobre a cidade, no projeto "Arte e Cidadania", e bailes, que são realizados no último sábado de cada mês. "Os bailes contam com a presença de aproximadamente 300 pessoas, que retiram convites no Centro de Arte e Cultura e comparecem ao local no dia marcado. A iniciativa foi uma sugestão do secretário de Cultura da cidade, Edson Pascotto. O próximo será realizado apenas em setembro por conta da festa junina que organizamos", revela.
Realizadas também mensalmente, as reuniões do "Arte e Cidadania" são restritas aos alunos, que podem levar convidadose seus respectivos responsáveis. Os eventos já abordaram saúde, segurança pública, desenvolvimento social e um panorama do município, com a presença do prefeito Acir dos Santos, o Acir Filló. "Os temas são decididos de acordo com os pedidos dos participantes e as reuniões ocorrem sempre às segundas-feiras. Para o próximo mês, vamos tratar de cultura", conta Alessandra.
Aperfeiçoamento
Após os alunos frequentarem as aulas de iniciação, eles são inseridos nas turmas de aperfeiçoamento. O objetivo é a amadurecer a técnica e fazer com que os participantes passem para outros níveis, com a finalidade de que haja rotatividade nas oficinas. "Os cursos de frequência mais livre, como zumba, jump e ginástica, faz com que os alunos sejam conscientes, por meio da arte, sobre a importância da saúde e do físico. Já para os outros, o processo intensifica a linha técnica de cada modalidade. Os alunos de street, por exemplo, já têm condições de criar batalhas e montam pequenas composições", revela a coordenadora.