Kafka e seu universo geram no Teatro da Vertigem um interesse que não se esgota em uma obra ou um estudo, como no espetáculo "Kastelo", de 2010, que já investigava os caminhos do escritor.
Em 2015, o olhar do grupo volta-se novamente para o autor tcheco com o espetáculo "O Filho", que tem direção de Eliana Monteiro e dramaturgia de Alexandre Dal Farra. No elenco estão Antônio Petrin, Mawusi Tulani, Paula Klein, Rafael Lozano e Sergio Pardal. A peça faz parte da "Ocupação Karta ao Pai", que ocorre do Sesc Pompeia, com temporada até 9 de agosto.
A peça "O Filho" adentra o universo da família e exprime a debilidade de seus vínculos. É nesse contexto que a vida de Bruno, protagonista da história, é atravessada pelas relações com seu pai, sua mãe, mulheres e filhos.
A ocupação engloba ações pedagógicas: haverá uma palestra sobre os processos de criação do grupo com o diretor Antônio Araújo e um ciclo de encontros abertos - "Kafka e o Teatro", que prevê a participação de convidados ligados à reflexão filosófica e artística, e três encontros com diretores e coreógrafos que já montaram espetáculos a partir de Kafka. Os registros das obras anteriores da companhia também serão apresentados.