A Caixa Cultural São Paulo exibe de 25 de julho a 4 de outubro a mostra "Alair Gomes: Percursos". Organizada pelo pesquisador e curador de fotografia Eder Chiodetto, a mostra individual traz a público uma seleção de 293 ampliações de pequenos formatos das séries "Sonatinas, Four Feet", "Symphony of Erotic Icons", "The Course of the Sun", "Beach Triptychs", "A New Sentimental Journey", além de uma série inédita de fotografias de atletas do surfe, futebol, canoagem e natação no Rio de Janeiro e a série realizada na Praça da República em 1969, no auge do movimento hippie na cidade de São Paulo.
 Considerado um dos precursores da fotografia homoerótica no Brasil, Alair Gomes era engenheiro de formação. Notabilizou-se a partir dos anos 1960 pelas fotografias que enfocam o corpo do homem belo e jovem, seguindo a tradição da história da arte, mais notadamente das esculturas greco-romanas. Com forte acento voyeurista, muitas das fotografias realizadas entre 1960 e 1992 foram feitas a partir da janela e também no perímetro de seu apartamento na orla da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Desde então, a sua produção tem sido estudada por renomados críticos brasileiros e estrangeiros e vem sendo exibida em livros, revistas, galerias e museus. Sua última mostra foi realizada na 30ª Bienal de Arte de São Paulo.
Tema
"Alair Gomes: Percursos" é aberta com uma série inédita de 32 fotografias da Praça da República, em São Paulo, em 1969, auge do movimento hippie no Brasil. Chiodetto se surpreendeu ao encontrar essa série em sua pesquisa no acervo da Biblioteca Nacional: "Essas imagens ajudam a entender a pulsão da obra de Alair como um desdobramento da revolução comportamental ocorrida após maio de 1968. É uma ode ao hedonismo, aos prazeres sem culpa, possibilitados pelo sexo livre e pela regressão de certos dogmas", diz o curador.
 Em "Sonatinas, Four Feet" (1966-1986), o ponto de vista fotográfico é ortogonal, ou seja, Alair retrata os rapazes na praia. Organizada em pequenas composições de seis até 21 fotografias feitas em uma única sessão, pode ser entendida como "sketch fotográfico", ou seja, uma pequena narrativa de rapazes anônimos que se exercitam à beira-mar. Está disposta junto de "Beach Triptychs", série focada em banhistas e nadadores realizada entre 1967 e 1969 nas praias do Arpoador, Ipanema e durante as competições esportivas.
Realizada entre 1977 e 1980, a série "The Course of the Sun" apresenta 25 fotografias feitas a partir do apartamento à beira-mar em Ipanema, onde Alair morava. A sombra dos corpos se alonga no chão criando uma tensão entre a figura e sua projeção.  Na sala reservada do espaço expositivo, por sua vez, estão fragmentos da série "Symphony of Erotic Icons" (1966-1978), realizada ao longo dos anos no estúdio caseiro.