"Educomunicação para uma vida melhor" foi o tema do II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom); o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), da Universidade de São Paulo (USP); e o NCE da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) reuniu especialistas, profissionais e trabalhos nas interfaces da Comunicação e Educação atuantes nas áreas da saúde, do direito e do meio ambiente.
Foram três dias de debates, mesas-redondas, oficinas e grupos de trabalhos (GT) divididos nos seguintes eixos temáticos: Educomunicação Socioambiental e Direitos Humanos; Educomunicação e Saúde Integral e Educomunicação, Mídias e Espaços Educomunicativos. Ao todo, segundo a organização, foram 30 GTs com a apresentação de experiências desenvolvidas em várias partes do País. O seminário, que nasceu com a proposta de fortificar o tema da Educomunicação, atraiu interessados de todas as regiões e até estrangeiros. Nesta segunda edição, a comissão organizadora recebeu a inscrição de 190 trabalhos de dez Estados do Brasil.
A coordenadora do Dat -
Formando o Cidadão do Futuro (Programa Jornal e Educação do Grupo Mogi News de Comunicação), Suéller Costa, marcou presença no evento. Além de coordenar uma das mesas do GT Educomunicação, Mídias e Espaços Educomunicativos, a jornalista e educadora apresentou uma de suas pesquisas sobre a eficácia do jornal impresso no processo de ensino e aprendizagem e na formação do aluno crítico, reflexivo e ativo na sociedade. Ela apresentou o trabalho "O Jornal em Parceria com a Educação -
Uma abordagem educomunicativa do Dat Formando o Cidadão do Futuro", que traz um estudo sobre essa iniciativa desenvolvida no Alto Tietê sob a perspectiva da Educomunicação.
A pesquisa destaca a relevância do jornal impresso como suporte pedagógico e a importância de se trabalhar criticamente com esse meio de comunicação. Por meio de uma análise criteriosa do projeto regional, o estudo demonstra a contribuição de projetos que exploram os meios de comunicação e atuam em parceria com a Educação para o desenvolvimento cidadão de crianças e jovens e, ainda, para a disseminação da Educomunicação nas cidades do Alto Tietê.
A experiência com o Dat - Formando o Cidadão do Futuro se uniu aos inúmeros trabalhos compartilhados ao longo do seminário. Um evento importante por oferecer a oportunidade àqueles que atuam diretamente com a Educomunicação de conhecer as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo Brasil afora e que se preocupam com a Educação voltada para a cidadania, os direitos humanos, à formação plena e significativa dos educandos.