Segundo os educadores, as sugestões compartilhadas nos encontros são adaptáveis às suas turmas, e, pela dinâmica, os alunos vão interagir com cada proposta. Aqueles que marcaram presença pela primeira vez na formação gostaram das atividades e destacaram que puderam ter uma ideia mais elaborada quanto à variedade de exercícios que podem ser realizados com o jornal, e o melhor: em diversos ciclos. Para a professora Cristiane Secafim Rodrigues, que leciona para o 1º ano da Emeb Pastor José Nascimento dos Santos, foi uma reunião significativa. "Esta é a primeira vez que eu participo e não imaginava que o encontro fosse tão dinâmico, as sugestões são bem-vindas. Gostei de estar aqui, pois exercitamos várias práticas com o jornal. Eu vejo esse veículo como positivo, pois trabalha a escrita e a leitura. E sem contar que é um suporte social, pois, por meio dele, exploramos o letramento e a identificação de códigos, ajudando as crianças a decifrá-los", destaca.
Quem também participou pela primeira vez foi o professor de História William de Jesus Duarte da Costa, da Emeb Estância Hidromineral de Poá. Ele tem o hábito de trabalhar com jornais, mas, principalmente, com veículos antigos. Ele teve uma nova vertente sobre esse meio de comunicação. "Por meio das dinâmicas, percebi que os jornais são muito mais que uma fonte de informação, e sim um instrumento pedagógico. Vou utilizá-lo mais com as minhas turmas, pois com esse meio é possível contextualizar os fatos do dia a dia com assuntos que trabalho em aula",diz. (S.C)