O gerente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, destacou o papel do jornal na sociedade e a importância de preservar a essência dessa mídia que visa à formação crítica de seus leitores. Ele apresentou uma das últimas pesquisas da ANJ, intitulada "Nunca se Leu Tantos Jornais", que destaca o aumento dos leitores, conquistado com as novas plataformas, que estão colaborando para ampliar a rede de informações. Uma das ferramentas que tem contribuído para elevar essa audiência é o mobile. "Por isso a importância em apostar nestas ferramentas para aumentar a nossa audiência. Para os que atuam no Programa Jornal e Educação, é muito importante estar antenado à nova realidade, pois o jornal está passando por um momento delicado, por isso é preciso se atualizar, adequar-se a outro patamar em busca da efetividade, eficiência e produção de resultados. Trata-se de algo necessário a todas as áreas do jornal, inclusive, as de responsabilidade social", diz.
Para acompanhar esse debate com foco na tecnologia, o encontro contou com a participação do especialista em mídias digitais Marcus Yabe. Ele enfatizou a importância dos jornais - que atuam na formação dos leitores do futuro - de investirem em ferramentas que estimulem a leitura dos jovens. E, hoje, um dos caminhos, segundo ele, são as multiplataformas. O jornal no tablet, no celular, no smartphone. Esta é uma tendência que tem ajudado a aumentar a audiência e levar a informação a um número cada vez maior de leitores. "Os projetos que incentivam o jornal na escola podem nos ajudar a aumentar essa audiência, começando a contabilizar estes novos leitores", destaca Yabe.
Essa atualização é necessária, no entanto, o educador Ismar Soares apontou o papel do PJE em auxiliar os alunos na leitura pertinente das notícias. "Estes projetos têm o compromisso de transformar os alunos em consumidores críticos dos produtos oferecidos pelo sistema de comunicação", conclui. (S.C.)