O Encontro Nacional de Coordenadores de Programas Jornal e Educação (PJE), mais uma vez, proporcionou a todos os profissionais inseridos nesta iniciativa uma reunião regada com muitos debates e reflexões entre todos os que acreditam e apostam na potencialidade dos meios de comunicação no processo de ensino e aprendizagem. O evento, realizado no final de agosto em Uberlândia, em Minas Gerais, contou com a apresentação dos projetos desenvolvidos por todo o País, cujos representantes compartilharam as suas ações e novidades; com palestras de convidados especiais para debater assuntos pertinentes às área da Comunicação e Educação. E, para agregar mais conhecimentos aos participantes, o encontro foi aliado ao 2º Fórum de Mídias, Tecnologia e Educação, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O evento foi presidido pela gerente-executiva do PJE, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ana Gabriela Borges, que procurou colocar em pauta temas que ajudem os projetos em sua sustentabilidade, inovação e crescimento frente às regiões onde atuam. "Procuramos dar uma ênfase no prático. Trazer uma visão geral de como o negócio jornal está funcionando, para seguir as novas tendências, e, assim, ajudar os coordenadores a sanar algumas de suas dificuldades. O objetivo foi compartilhar possibilidades de ações para enfrentar estes problemas, como a captação de recursos, a gestão, o marketing e a sustentabilidade. Temos que discutir assuntos que atendam às necessidades da equipe como um todo, este é o foco destes encontros", explica.
Segundo a coordenadora, a diferença desta edição para as anteriores foi a participação de pessoas ligadas a ações que fazem parte do nosso dia a dia, especialistas do meio jornalístico, como o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira; o jornalista e educador Ismar Soares, da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo; e o especialista em mídias digitais Marcus Yabe, que atua na Gazeta do Povo, de Curitiba (PR). "Tivemos a atenção em trazer pessoas que saibam do que estamos falando e que possam nos ajudar na nossa caminhada", finaliza Ana Gabriela.
Educação e Tecnologia
Com o tema "Educação e Tecnologia: Parceria ou Rivalidade?", o Fórum de Mídias, Tecnologia e Educação abriu uma discussão sobre as novas tecnologias e a melhor forma de associá-las positivamente ao ensino. O assunto foi discutido pelos palestrantes Ismar Soares, da ECA/USP; Adriana Omega, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e José Geraldo, da UniAlgar. Juntos, eles apontaram as tendências da sociedade contemporânea e a necessidade de acompanhar as inovações, em especial as voltadas à área tecnológica, e qual a melhor forma de usufruí-las. Para Soares, este é o caminho, inclusive, para o ensino, que precisa ver a tecnologia como uma aliada para auxliar no processo de aprendizagem.
"A Educação é plural, é preciso trabalhar outros conteúdos e associá-los aos meios que possuímos. Para isso, é importante utilizar a tecnologia para ajudar nesse processo de aprendizagem. Por isso a importância de haver um diálogo aberto e criativo entre todos que atuam no espaço educativo. Por meio dele se constrói um trabalho coletivo. Afinal, na Educação, só existe comunicação se houver diálogo, participação e colaboração", conclui.