Cidades da região receberão jogos da primeira fase da 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será realizada entre os dias 2 e 25 de janeiro de 2025, reunindo 128 clubes, sendo reconhecida como uma das principais vitrines para jovens talentos. O Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão será a sede de competição em Suzano. Já em Mogi das Cruzes, os jogos serão no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, e em Itaquaquecetuba, no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, o Campo do Brasil. Apenas Mogi, terá um time de outra cidade como anfitrião, o Esporte Clube São Bernardo. O sorteio que definiu os grupos da Copinha foi realizado no dia 25 de novembro.  

Segundo a Prefeitura de Suzano, o município recebe evento quinta vez seguida, e será representado pelo União Suzano Atlético Clube (Usac). O clube integra o Grupo 24 da competição ao lado de Avaí, de Santa Catarina; Red Bull Bragantino, de Bragança Paulista; e União Atlético Clube, da cidade de Araguaína (TO), atual campeão estadual. As datas e os horários dos jogos que serão realizados no Suzanão ainda não foram definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da competição, mas o local deve receber ao menos seis jogos pela primeira fase do campeonato. 

A administração municipal explica que há a expectativa ainda de o estádio sediar a segunda fase da Copinha, assim como ocorreu nas últimas edições com clubes que tiveram a cidade como base. Caso isso ocorra, o município deve se tornar a "casa" do líder do Grupo 24 para ao menos um confronto mata-mata da Copa São Paulo.

Itaquá

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, informou que o município será sede pela segunda vez consecutiva. Nesta edição, a cidade receberá o Grupo 28 e o Aster Itaquá vai disputar a fase de grupos contra o Vila Nova (Goiás), Falcões (Sergipe) e Dourados (Mato Grosso do Sul). A equipe da cidade foi uma das revelações da edição 2024, chegando às quartas de final da competição. 

As partidas serão no Campo do Brasil. "O evento, reconhecido como uma das principais vitrines para jovens talentos do futebol, reforça o compromisso da administração com o incentivo ao esporte", declarou em nota a administração municipal.

Mogi das Cruzes

Diferente de Suzano e Itaquá, Mogi terá como anfitriã uma equipe de outra cidade. A Prefeitura de Mogi das Cruzes comunicou que diante da impossibilidade do município em custear a realização do evento, chegando a informar a FPF no mês de setembro que não seria sede, foi contatada em outubro pelo Esporte Clube São Bernardo solicitando o uso do Nogueirão para que a cidade fosse sede da equipe na Copinha. O clube se prontificou a arcar com todos os custos referentes à competição, incluindo hospedagem, alimentação, lavanderia e transporte para as outras três delegações do grupo, além de todo o operacional em dias de jogos. 

Com a solicitação de São Bernardo, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer solicitou à FPF a participação do União Mogi das Cruzes como equipe convidada, o que foi negado, informando que o clube não atende aos critérios técnicos da competição. Assim a cidade receberá o Grupo 23, com São Bernardo, Flamengo, Zumbi (Alagoas) e Cruzeiro (Paraíba).

Em 2024, de acordo com a administração municipal, houve um acordo com o União FC, a equipe mogiana, por meio de um investidor, concordou em pagar todos os custos para que a cidade fosse sede, visto que o União só pode participar do evento caso Mogi seja sede oficial do evento. 

O custo para sediar o torneio é estimado em R$ 450 mil, incluindo despesas de hospedagem, alimentação, lavandeira e transporte para as equipes em cerca de quatro dias de jogos. "Uma vez que os custos são muito elevados para um período tão curto de competição, a gestão optou por destinar essa verba da Secretaria Municipal de Esportes em outros programas que atendam melhor o maior número de mogianos", informou a prefeitura em nota.

*Texto supervisionado pelo editor.