Representando o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Igor Vinicius Barbosa Alves e Bernardo Talácio Dias, de Santa Isabel, participam do Campeonato Paulista de Atletismo, realizado pela Federação Paulista de Atletismo desde a última quinta-feira (1) até o dia 1 de setembro. Eles começaram a competir no projeto itinerante Sonho Brilhante, que promove o atletismo para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, em Suzano e região. As inscrições gratuitas para a quinta etapa estão abertas, com limite de 200 vagas.
Segundo o treinador Ralph Salles, Igor fez a prova dos 100 e 200 metros rasos pelo sub-18 do Campeonato Paulista, no último final de semana. Ele acredita que Bernardo, da categoria sub-16, deve ser confirmado nas provas de 250 metros rasos e de revezamento 4x75 metros, que acontecerão nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Ralph conheceu os alunos em um projeto onde é professor, em Santa Isabel, e depois os levou para o Sonho Brilhante.
Sonho Brilhante
Benedito Tiarga, idealizador do Sonho Brilhante, diz que já foram realizadas quatro etapas do projeto neste ano, todas em Suzano, sendo a última no dia 28 de julho. A primeira etapa aconteceu no bairro Miguel Badra, a segunda no Jardim Europa, a terceira no Jardim Boa Vista e a quarta na Vila Urupês, que também sediará a quinta etapa, no dia 15 de setembro. Já sexta e última etapa está marcada para o dia 17 de novembro, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado. As inscrições para a quinta etapa podem ser feitas pelos telefones (11) 95144-6006 ou (11) 99596-9055.
De acordo com Tiarga, cada etapa teve a participação de cerca de 150 crianças de cidades do Alto Tietê, como Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Arujá e Santa Isabel. Além dos municípios da região, o projeto também recebe crianças e adolescentes de outras localidades de São Paulo, como os bairros Itaim Paulista, Artur Alvim, Guaianases e São Miguel Paulista.
Para o idealizador do projeto, o objetivo é levar o atletismo para as periferias das cidades e mostrar para as crianças que o esporte não é somente o futebol. “A expectativa para as duas últimas etapas é grande, porque com certeza o número de crianças e adolescentes que irão participar deve aumentar, e muito’’, pontuou.
As etapas contam com corridas de 50 a 400 metros nas modalidades masculina e feminina. Para as crianças com idade entre 4 e 7 anos, são 50 metros; crianças de 8 a 11 anos, 100 metros; adolescentes de 12 a 14 anos, 200 metros, e de 15 a 17 anos 400 metros. A competição premia os atletas por participação, e o 1º, 2º e 3º colocados em cada faixa etária ganham medalhas de ouro, prata e bronze.
*Texto supervisionado pelo editor.