Cerca de 60 alunas, com idade entre 7 e 19 anos, e duas atletas com mais de 22 anos, participaram do Projeto Social Esportivo de Futebol Feminino, realizado desde 2012 pela Associação Nova Esperança (ANE), de Mogi das Cruzes. De acordo com o presidente da ANE, Rogério Davi dos Anjos, as atividades são gratuitas e para participar é preciso somente um kit uniforme. Os treinos acontecem de terça a sábado, e as atletas entram em campo aos domingos. O projeto tem apoio da Secretaria de Esporte de Mogi das Cruzes e parceria com a A.A Comercial.
A ANE vem representando Mogi em competições realizadas pela Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, como os Jogos Regionais, Jogos Abertos e Jogos da Juventude. O projeto coleciona títulos: o bicampeonato na Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes (2013 e 2018) e Sub-17 (2022); primeiro lugar nos Jogos Abertos de 2018; e prata nos Jogos Regionais de 2018.
Para Rogério, uma das expectativas para os próximos anos é jogar o Campeonato Paulista principal com as atletas da Associação. “Por meio de jogos amistosos e competições, as atletas da ANE Mogi têm a chance de se inserir no universo do futebol que está crescendo, mas com o grande desafio de trabalhar a questão da formação humana valorizando os valores que trazem de casa, respeito e foco”, comenta.
Com cerca de dez anos em atividade, a ANE visa proporcionar a crianças e adolescentes a oportunidade de praticar uma modalidade, participar de torneios e construir uma carreira promissora no esporte. Além disso, são realizadas palestras e dinâmicas com foco em valores, ética e cidadania.
Referência nacional
No clima de Copa do Mundo Feminina, que disputada na Austrália e Nova Zelândia, Rogério destaca que as perspectivas para o futuro das atletas no esporte são ótimas. “Hoje tem várias meninas que passaram pelo projeto e estão em grandes clubes. O nível das nossas atletas é para competir contra atletas de alto rendimento”, completou. A Copa começou na última quinta-feira (20) e segue até 20 de agosto. A equipe brasileira estreia nesta segunda-feira (24), às 8 horas, contra o Panamá.
Segundo Rogério, há também garotas atuando em outros países, como Macedônia, e destaque para Andressa Anjos, que já passou pelo União Mogi, Ponte Preta, São Paulo e atualmente está no Real Brasília.
Na avaliação do presidente da ANE, os sentimentos das meninas são extremamente positivos com a competição mundial: “Nossa equipe já enfrentou algumas das jogadoras que estão na Copa. O sonho só aumenta, e por meio das competições, elas conseguem ver que esse sonho é possível. Então, nossa missão é ter cuidado com o sonho das alunas e ajudar”.
Próximos jogos
As atletas da ANE entrarão em campo no próximo domingo (30), às 12 horas, pela final da Taça das Favelas do Alto Tietê, no Estádio Nogueirão, localizado na rua Profa. Ana Maria Bernardes, 190, Vila Industrial. O jogo é aberto ao público. Além disso, as jogadoras vão competir na Taça Cidade de São Paulo nas categorias Sub-15 e Sub-17. A competição terá início no dia 26 de agosto, com a participação de mais de 400 equipes de futebol amador.
Mais informações do projeto social pelo número (11) 93090-0894 ou pelo Instagram @ane_mogi.
*Texto supervisionado pelo editor.