A Secretaria de Esportes de Poá realizou no último sábado, o 1° Torneio de Primavera de Xadrez do município. A Praça de Eventos "Lucília Gomes Felippe" foi o palco desta competição que contou com 100 competidores divididos em quatro categorias, que são: sub-14, 16, 18 e Absoluto 18+.

Os campeões de cada categoria receberam troféus e os segundos e terceiros Gustavo Lavarro (masculino) e Esther Oliveira (feminino); Sub-16 Gustavo Farias (masculino) e Julia Correia (feminino); Sub-18 Matheus Gonçalves (masculino) e Gabriele Silva (feminino) e Absoluto 18+ Davison Soares (masculino) e Diana Velasquez (feminino). Os demais competidores receberam medalha de participação.

A chefe do Executivo municipal, Marcia Bin, prestigiou a competição e falou sobre a iniciativa da Pasta. "O esporte é fundamental para todos porque por meio dele conseguimos salvar vidas e transformar histórias. A Secretaria chefiada pelo Ariel Borges tem elaborado muitos projetos esportivos na cidade. Sabemos que uma iniciativa como esta pode gerar bons frutos para o esporte do município e também para todos os competidores", disse.

É importante ressaltar que o município de Poá vem se destacando nos campeonatos de xadrez ao longo deste ano. Em julho, a equipe poaense de xadrez feminino foi vice-campeã estadual dos Jogos Abertos da Juventude e, no mesmo mês, o poaense Kelvin Ruan, foi campeão brasileiro na modalidade de partidas com três minutos para cada jogador.

"O sucesso do Torneio de Primavera nos traz uma expectativa enorme para o futuro. Nossa cidade vem sendo muito bem representada durante todo este ano nos torneios de xadrez e estamos buscando fomentar, cada vez mais, a prática esportiva em nosso município, pois sabemos da importância disso na vida das pessoas, principalmente, entre os jovens que podem acabar iniciando uma carreira profissional a partir destas experiências", ressaltou o secretário de Esportes, Ariel Borges. O campeonato conseguiu arrecadou cerca de 100 quilos de alimentos que serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do municipio.