A torcida do Palmeiras terá de acompanhar à moda antiga a partida contra o CSA, em Maceió, hoje, às 16 horas, pelo Brasileiro. Como o jogo não será exibido em nenhum canal de televisão, pois não há contrato de transmissão, a solução para quem não for ao estádio Rei Pelé será apenas ouvir os lances da partida.
O duelo não terá cobertura ao vivo pela televisão porque o Palmeiras não entrou em acordo com a Globo para acertar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para a TV aberta nem para o pay-per-view. Para uma partida ser transmitida, é necessário que os dois times tenham contrato em vigor com a mesma empresa.
Essa combinação permitiu no último domingo a exibição da vitória do Palmeiras por 4 a 0 sobre o Fortaleza, no Allianz Parque, pelo canal TNT. Os dois clubes têm acordo com a empresa Turner para transmissão para TV fechada. O mesmo valerá para o próximo sábado, no encontro entre Palmeiras e Internacional.
O próprio Palmeiras elaborou uma maneira de diminuir o problema da falta de exibição na TV para a partida com o CSA. O clube vai colocar em seu canal no YouTube e na sua página no Facebook a narração da partida diretamente de Maceió. Com uma câmera voltada para a cabine e, portanto, sem imagens do campo, a transmissão será conduzida pelo narrador Luiz Carlos Jr. e pela comentarista Alessandra Colturato.
Os dois são funcionários do Palmeiras e já trabalham em transmissões ao vivo de jogos da base e do time feminino. A produção organizada pelo clube para a partida em Maceió terá uma ilustração para mostrar o tempo do jogo e o placar.
O torcedor terá mais alternativas para acompanhar a partida. As rádios Bandeirantes e Transamérica enviaram a Maceió equipes de reportagem para trabalharem no jogo e acompanharem a partida.
Outra opção para os palmeirenses será a Web Rádio Verdão, que realiza a narração das partidas pelo clube via internet, mas também sem imagens. As outras emissoras de rádio que vão transmitir o jogo são de Maceió, como a Gazeta, a Pajuçara e a 1020 AM. Apesar da inusitada situação com a ausência das televisões, o problema não é definitivo. Palmeiras e a Globo ainda conversam nos bastidores para tentar achar um acordo para as próximas rodadas. (E.C.)