O primeiro vídeo em realidade virtual do Mogi das Cruzes/Helbor foi apresentado para a equipe, Imprensa e três sócios-torcedores no início da noite de terça-feira, no Ginásio Hugo Ramos. A inovação é uma parceria do clube com a empresa Panogramma e tem como objetivo proporcionar novas experiências aos fãs do basquete.
Nessa primeira amostra da novidade, os alas Shamell Stallworth e Gui Deodato dividem a quadra com o armador Arthur Pecos em um vídeo de 37 segundos. "É o primeiro movimento do clube para trazer tecnologia e inovação para que o torcedor comece a ter essas novas experiências com o nosso basquete. Na NBA já é usada, mas no Brasil nós estamos tendo a alegria e a honra de ser o primeiro clube a usar a plataforma VR para se relacionar com o nosso torcedor", destacou Rodrigo Geammal, diretor de marketing do Mogi/Helbor.
"Eu não tinha noção de como ficaria. Quando a gente gravou era uma coisa totalmente diferente e depois da gravação eu fui pesquisar mais sobre realidade virtual. Nunca tinha colocado um óculos desse. Não imaginava como fica tão real, você ali dentro da quadra. A pessoa consegue ter essa sensação de estar dentro da quadra e sentir o que a gente sente", relatou o armador Arthur Pecos.
Três sócios-torcedores foram sorteados e puderam conhecer a novidade de perto. Um deles foi o engenheiro químico Rodrigo Prestes, que ficou impressionado com a inovação. "Lá de cima, parece tudo mais perto. É mais fácil de enxergar quando olha de fora. Aqui embaixo é tudo muito mais dinâmico e é mais difícil de acompanhar a bola. É muito gostoso. Eu falei: 'nunca pensei que o aro estivesse tão perto deles', porque para a gente é bem mais alto e complicado", destacou o torcedor.
O sócio da Panogramma, João Marcello Bôscoli, ressaltou que a tecnologia permite aproximar o fã do ídolo em locais que ele não poderia estar de forma muito real. "Você tem a sensação de estar ali. Quando um jogador poderia deixar milhares de torcedores entrarem, por exemplo, no vestiário? Quando um torcedor poderia ficar atrás da cesta sem atrapalhar? Então, no campo do esporte é algo inimaginável, mesmo no treino. Você colocar a câmera na cabeça de um jogador e poder ver a mecânica do arremesso dele. Isso é muito dinâmico", explicou Bôscoli.
Paulista
O time do Mogi/Helbor enfrenta hoje, às 19h30, o América, em São José do Rio Preto, na penúltima partida da fase classificatória do Campeonato Paulista. A equipe mogiana está na quarta colocação, com 11 vitórias e cinco derrotas, enquanto que o América é o lanterna do torneio, com apenas uma vitória e 15 derrotas. No próximo sábado, às 18 horas, o jogo contra o Franca, também no interior do Estado, encerra a participação da equipe na primeira etapa da competição. Na próxima semana, começam os playoffs decisivos.