Termina hoje a Caravana do Esporte e das Artes com as formações para os alunos e profissionais da área educacional, no Parque Ecológico Municipal, rua Cabrália Paulista, s/nº, Bairro da Estação, em Itaquaquecetuba. O projeto tem entre os apoiadores o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef e o Instituto Esporte e Educação.
A Caranava, que começou na segunda-feira, contou com várias atrações esportivas, tendas de linguagens artísticas e música, cinema, ação de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, formações continuada de professores dentro das metodologias, Esporte Educacional e Viva com Arte, oficina de jovens autores, com a escritora e poetisa Bruna Beber, e vídeo animação sobre Gatos na Rede e sessão de cinema aberto à comunidade.
O prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) tem acompanhado a programação no Parque Ecológico, conversou com os professores, alunos e pais sobre as atividades realizadas pela Caravana. Segundo ele está ação é imprescindível: "Há uma dinâmica, os profissionais da área educacional trocam experiências na construção de novos saberes. As crianças também aprendem por meio das atividades lúdicas, nas oficinas elas interagem umas com as outras. É um trabalho envolvente, diversificado e plural", comentou.
São atendidos aproximadamente três mil alunos da rede municipal do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, faixa etária entre sete e 14 anos, os quais participam das atividades práticas, nas arenas instaladas no Parque Ecológico com as seguintes oficinas: literatura e comunicação com técnicas teatrais. Os profissionais trabalham junto com os participantes realizando atividades diversas, como danças, música entre outras ações.
Este trabalho se transformará em documentário jornalístico com duração de uma hora, veiculados mensalmente na grade de programação da ESPN Brasil. A equipe da Caravana de Esporte e Artes faz uma caminhada pela cidade para conhecer os pontos históricos.