A pugilista mogiana Graziele Jesus (51 kg) está muito perto de garantir vaga história para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto. Caso alcance a proeza, ela será a primeira atleta de Mogi das Cruzes a conquistar uma vaga em olimpíadas, independente da modalidade. Após duas vitórias no Pré-Olímpico, que está sendo realizado em Buenos Aires, na Argentina, a boxeadora enfrenta hoje, pela semifinal, a canadense Mandy Bujold. Vencendo, Graziele chega à final e já garante vaga nas Olimpíadas, mesmo se for eventualemente derrotada na final do Pré-Olímpico. Para chegar à semifinal, a mogiana venceu, na segunda-feira, a boliviana Nadia Villarroel, em sua segunda luta em solo argentino.
Graziele, que começou a lutar na Associação de Lutadores e Futuros Astros (Alfa/Boxe), de Mogi das Cruzes, sob o comando do treinador Anderson Firmino, reforçou a importância de garantir a classificação aos Jogos Olímpicos. "Farei a luta da minha vida. Primeiramente porque é um sonho antigo disputar uma olimpíada, ainda mais sendo aqui no Brasil. Também poderei ser a primeira atleta de Mogi a disputar a competição esportiva mais tradicional e importante do mundo, e isso também me motiva muito. Além disso, quero poder ser um exemplo, cada vez mais, para os futuros lutadores de Mogi e do Brasil", disse Graziele.
Chance
Os outros brasileiros que ainda disputam uma vaga olímpica no Torneio Pré-Olímpico das Américas da modalidade, em Buenos Aires, são Juan Nogueira (91kg) e Andreia Bandeira (75kg). Nogueira classificou-se para a semifinal e se prepara para encarar Erislandy Savon. O cubano é o segundo colocado do ranking mundial, mas o brasileiro garante vaga em caso de vitória. Vale lembrar que os três primeiros colocados de cada categoria do masculino vão aos Jogos Olímpicos.
No feminino, apenas as finalistas irão competir no Rio de Janeiro, por isso, o Brasil precisa vencer as duas semifinais contra o Canadá. Além de Graziele, a brasileira Andreia Bandeira (75kg) encara Ariane Fortin. O Brasil já tem sete representantes classificados para a disputa no Rio de Janeiro, em agosto.