Após disputar 13 partidas em 41 dias, o Corinthians teve uma semana sem jogo antes do confronto de hoje contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o técnico Tite aproveitou o período para recuperar o fôlego da equipe e preservar os jogadores mais cansados. O objetivo foi usar os treinos para fazer com que o time se imponha física e tecnicamente diante de um adversário que está mais desgastado por ter jogado na última quarta-feira contra o Santos, pela Copa do Brasil.
Para manter boa vantagem na liderança - hoje a distância para o Atlético Mineiro, segundo colocado, é de cinco pontos (57 a 52) -, o Corinthians promete pressionar o Figueirense desde o início Sobretudo pelo lado esquerdo do ataque, a proposta de jogo da equipe será tentar encurralar o time catarinense no seu campo de defesa
A improvisação do zagueiro Yago na lateral esquerda, por causa das contusões de Guilherme Arana e Uendel, vai dar liberdade para Malcom e Renato Augusto atacarem mais. Como o forte de Yago é defender, o garoto dificilmente vai passar do meio de campo. Assim, Renato Augusto e Malcom não precisarão voltar tanto para ajudar na marcação e terão a missão de sufocar o Figueirense. "No triângulo do lado esquerdo vamos ter um jogador mais de contenção (Yago) e dois com liberdade, mais agressivos, que são Malcom e Renato", explicou Tite (A.E).
Livre de lesões, Renato Augusto, finalmente, vive grande fase nesta temporada. Na última quinta-feira o meia levou uma entrada de Danilo no tornozelo direito durante o treino e caiu gritando. Apesar do susto, o jogador está confirmado para o jogo. Convocado por Dunga para os jogos contra Chile e Venezuela, pelas Eliminatórias, o meia tem sido o principal jogador na boa campanha do Corinthians no Brasileirão e, não à toa, está de volta à seleção depois de quatro anos (A.E).