Uma vitória simples do São Paulo hoje, às 21h30, na estreia na Copa do Brasil diante do Ceará, não será suficiente para tornar mais tranquilo o clima no clube. De acordo com o elenco, é preciso golear no jogo de ida das oitavas de final, que será no estádio do Morumbi, na capital paulista. "Temos de dar uma resposta à torcida e também para nós mesmos", definiu o técnico colombiano Juan Carlos Osorio.
A partida se transformou em um momento de afirmação depois da derrota por 3 a 0 diante do Goiás, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O desempenho catastrófico passou uma borracha nas convincentes atuações anteriores (Atlético Mineiro, Corinthians e Figueirense) e colocou em dúvida o rodízio de atletas de Osorio, um dos pilares de sua filosofia. O treinador tirou lições da derrota. "Quando dou oportunidade a todos do elenco, você corre risco de não conseguir o resultado, como na última partida".
Como a derrota teve o efeito de um retrocesso na evolução da equipe na briga por um lugar no G4 do Brasileirão, é preciso dar a volta por cima com uma boa exibição. "Precisamos de um placar elástico", disse o volante Thiago Mendes.
Apesar de ter sido colocado em xeque, o rodízio continua. Mas Osorio deu poucas pistas sobre a escalação. O atacante Luis Fabiano e o volante Rodrigo Caio, recuperados de lesão, e o zagueiro Luiz Eduardo, que estava suspenso, foram relacionados para a partida e podem voltar. "Temos de colocar em campo um time muito forte para que não aconteça nada similar ao que ocorreu contra o Goiás", disse o técnico.
A volta de Luis Fabiano após sofrer um pisão no pé direito na vitória sobre o Figueirense é o fato mais importante. Ele é a esperança de recuperação do ataque para que a equipe consiga a vitória contundente. Alexandre Pato e Centurión foram mal no último jogo.
Desfalque
O goleiro e capitão Rogério Ceni está fora por causa de uma lesão muscular na coxa direita e será substituído por Renan Ribeiro.