Agregar valor e identificar oportunidades, transformando-as em um negócio lucrativo é, segundo uma pesquisa divulgada pelo Data Popular, o que 28% dos brasileiros (mais de 40 milhões de pessoas) querem ao se tornar donos do próprio negócio. E apesar de ser predominantemente masculino, o empreendedorismo já conta com um número expressivo de mulheres. Com base em um levantamento feito pela Central Mailing List, empresa especializada em banco de dados, os números surpreendem até os mais céticos.
"É possível ver essa evolução quando nossa pesquisa deixa claro que o empreendedorismo começa a tomar força com os nascidos na Geração X, afinal, eles representam 51,79% do total de empreendedores brasileiros atuais, seguido da Geração Y com 37,87%", pontua Marcos Alex Rodrigues, diretor a Central Mailing List.
Marcada pela ruptura com as regras, os nascidos entre 1960 e 1980 se caracterizam por buscar os seus direitos e a liberdade, fator primordial para serem os mais representativos no empresariado nacional. E ainda com base nesta geração, dos empreendedores atuais, nascidos neste período, 51,10% são do sexo masculino e 48,90% do sexo feminino.
"A proximidade dos números mostra que o perfil do empreendedor brasileiro vem mudando ao longo dos anos. E o motivo para o avanço das mulheres tem muito a ver com o estilo moderno que elas adotaram, passando a comandar a carreira e sua vida financeira, além de optarem por horários de trabalho flexíveis. Este modelo corporativo mais dinâmico também é um importante fator desafiador para as mulheres", pontua.
Já entre os nascidos na geração Y, o número de mulheres empreendedoras foi de mais de 45%, enquanto os homens estavam pouco a frente com 54,49%. Ainda de acordo com os dados da Central Mailing List, essa distância só aumenta na geração Z (nascidos entre 1991 e 2015) quando a diferença entre homens e mulheres empreendendo chega a quase 20%. "Sabemos que a pessoa mais velha desta geração, hoje, tem 24 anos. E, por isso, eles só representem 2,43% do total de empreendedores", conclui. Para ser um empreendedor, é preciso ter algumas características como força de vontade, habilidade, experiência e criatividade.