Toda pessoa vaidosa possui uma variedade de cosméticos para aplicar no rosto todas os dias, mas nem sempre sabem respeitar a sequência correta de aplicação. Sabonete, tônico, protetor solar, hidratantes, anti-ages, maquiagem, enfim, há uma infinidade de cosméticos, cada um com uma finalidade. "É um erro passar os cremes de forma aleatória, formando camadas e camadas de produtos sobre a pele, achando que eles vão funcionar tudo junto", afirma a farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi.
Antes de utilizar os cremes, alerta a farmacêutica, deve-se lavar o rosto com água morna e com produto apropriado para a região, pois ele ajudará a preparar a pele para receber os cosméticos seguintes e absorver melhor os ativos. "Nessa etapa, sabonetes com ativos naturais são fundamentais. Recomendo utilizar tônicos, adstringentes ou mousse de limpeza facial, pois eles complementam e intensificam a limpeza", afirma Mika.
A regra é simples: os produtos mais leves, a base de água ou gel são os mais indicados para iniciar o processo. Depois, os produtos um pouco mais encorpados, como loções e, por último, os cremes mais pesados. "Os cremes mais leves não conseguem passar pelos pesados e, por consequência, não chegam à pele. Logo, os produtos não farão efeito. Um dica relevante é esperar alguns segundos um cosmético secar antes de aplicar o próximo. Essa sequência também vale para os produtos de uso noturno, pois é nesse momento que o cosmético ajuda a pele a reparar os danos sofridos durante o dia e prepará-la para o dia seguinte. À noite, você pode pular as duas últimas etapas", diz.
A especialista afirma que os produtos manipulados proporcionam melhores resultados, uma vez que são feitos sob medida para cada pessoa, seja na quantidade e qualidade dos ativos. Na tabela ao lado, ela indica a sequência correta dos produtos.