A Abramus – Associação Brasileira de Música e Artes – sociedade de gestão coletiva de Direitos Autorais, atua em defesa dos artistas na Música, Artes Cênicas (teatro e dança) e Artes Visuais. Em 2024, fundou o Instituto Abramus, com objetivo de fortalecer o ecossistema artístico, buscando iniciativas que visem a transformação de vidas por meio da música e da arte.

 

Nos últimos meses de 2024, os Polos Culturais da Gerando Falcões realizaram, através do Instituto Abramus, aulas, formações e workshops de música e teoria do universo da composição, direitos autorais, produção musical e captação de materiais. Cerca de 15 alunos de oficinas culturais como Orquestra e Coral participaram, além de 5 pessoas da própria equipe como maestros, educadores e monitores. 

Atualmente, a Abramus tem mais de 120 mil titulares e é a maior associação de direitos autorais do país, além de ser a única das associações vinculadas ao Ecad que trabalha com os segmentos de Artes Cênicas e Artes Visuais. 

 

A ideia do Projeto "Assim que se Faz", realizado em conjunto pelas duas instituições, é que os participantes possam expandir seus horizontes na área cultural e que trilhem um caminho de qualificação profissional. Anderson Machado, coordenador de cultura, reforça; "a parceria com o Instituto Abramus é essencial, pois proporciona acesso a recursos, conhecimento técnico e oportunidades que muitas vezes não estão disponíveis nesses contextos, ajudando nossos alunos a adquirirem competências que aumentam sua empregabilidade e inserção social."

 

Além de vivências musicais com Jair Oliveira, Daniel Carlomagno, Matriarcak e Henrique Portugal, em 2025, a instituição renovou a parceria com a ONG, a fim de continuar os avanços no desenvolvimento de jovens que não têm acesso a formações qualificadas na área da cultura, pelo menos de maneira gratuita. O primeiro encontro, de uma série que acontecerá ao longo do ano, aconteceu em 2 de abril e contou com palestra de Tiago Resende sobre as diversas possibilidades de carreira na área musical.

 

Single Hype

Um dos resultados do projeto realizado em 2024 foi o lançamento do single "Hype" no último dia 27, desenvolvido com os alunos da Orquestra do Polo Poá e disponível em todas as plataformas digitais. Gravada no estúdio S de Samba, em São Paulo, com produção musical dos mestres Jair Oliveira e Daniel Carlomagno, apresentando um som potente e inspirador que mescla o ritmo da arte urbana à harmonia da orquestra. A poesia que foi musicada é da artista Matriarcak, que participou da oficina de composição, ao lado de Henrique Portugal, e, também, da gravação no estúdio.