Na primeira semana de funcionamento, o ecoponto José Limeira de Freitas (rua do Progresso, 300 - Cidade Miguel Badra), registrou o recolhimento de 46,5 toneladas de resíduos. O balanço inclui 21 toneladas de entulho, 12,29 toneladas de madeira, 12,86 toneladas de rejeitos e 500 quilos de gesso, além de cinco big bags (equipamentos para armazenar rejeitos sólidos).
A unidade, administrada pela concessionária Renova Suzano, integra as ações da Prefeitura de Suzano voltadas ao fortalecimento da coleta seletiva e à destinação ambientalmente correta dos resíduos e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 horas ao meio-dia.
O espaço foi inaugurado no dia 6 de novembro e, já no primeiro dia de funcionamento, registrou o recolhimento de 11,2 toneladas de materiais. O equipamento está disponível aos moradores do bairro e das áreas próximas, oferecendo um ponto seguro, organizado e acessível para o descarte adequado de resíduos. Podem ser depositados no local madeira, entulho, rejeitos, gesso, vidro, resíduos da construção civil, móveis, eletroeletrônicos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias, com exceção de pneus.
Além da unidade do Miguel Badra, Suzano conta com outros quatro ecopontos em funcionamento, distribuídos em diferentes regiões da cidade e abertos de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. O ponto de coleta do Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186) recebe resíduos da construção civil, com limite de até 1 metro cúbico (m3) por dia, além de móveis, eletroeletrônicos, restos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias. O espaço da Vila Figueira, localizado na rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Marginal do Una, segue os mesmos critérios de descarte.
Na região norte, as unidades do Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183) e da Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553) também recebem resíduos da construção civil, respeitando o limite diário de 1 m3, além de móveis, eletroeletrônicos e resíduos de poda e jardinagem. No ecoponto do Dona Benta, é possível descartar ainda recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias, enquanto o ponto do Boa Vista é o único da cidade autorizado a receber pneus.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o balanço da primeira semana demonstra o impacto positivo da nova estrutura. “O volume expressivo de materiais recolhidos mostra que a população está aderindo à proposta e reconhece a importância do descarte correto. Esse resultado reforça o trabalho da Prefeitura em promover uma cidade mais limpa e consciente”, afirmou.
Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi comentou a necessidade de criar um ecoponto no local. “Tínhamos conhecimento que neste local havia muito descarte irregular de materiais, portanto, após levantamentos e estudos, concluímos que este seria um bom local para receber o ecoponto. Logo na primeira semana, podemos ver esses resultados bem expressivos por parte da população”, destacou o chefe do Poder Executivo municipal.
Cidades
14/11/2025 às 15:59
Ecoponto José Limeira de Freitas recolhe 46,5 toneladas de resíduos na primeira semana
Por: Portal News
Unidade do Miguel Badra, em Suzano, reforça ações municipais voltadas à destinação ambientalmente correta de materiais
No primeiro dia de funcionamento, o espaço já registrou o recolhimento de 11,2 toneladas de materiais
Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano