A Prefeitura de Guararema, uma das únicas do Brasil a contar com a ISO 14001, que atesta a eficácia do desempenho ambiental da gestão municipal, reforça o alerta sobre a importância do uso consciente de água. Os reservatórios do Estado de São Paulo estão com volume abaixo do ideal, reflexo das altas temperaturas e da redução no índice de chuvas registradas nas últimas semanas.
Apenas o Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT), formado pelas represas Paraitinga, Ponte Nova, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba, operava nesta terça-feira (21) com 23,3% de sua capacidade. Destaque para o reservatório Jundiaí com o menor percentual, contando apenas com 11,4% do volume total.
A administração municipal reforça por meio de campanha, nos canais oficiais que a água é um recurso essencial e finito, e que pequenas atitudes no dia a dia fazem grande diferença. Entre as principais recomendações estão: tomar banhos mais curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, reaproveitar a água para limpeza e evitar o uso de mangueiras para lavar calçadas ou veículos.
Essas iniciativas fazem parte das políticas municipais voltadas à preservação ambiental e à promoção de uma cultura de responsabilidade com os recursos naturais, embasadas no Sistema de Gestão Ambiental da administração municipal.
O aumento das temperaturas e o consumo elevado de água costumam ocorrer simultaneamente, o que intensifica a necessidade de uso responsável. Além das ações de conscientização, a Prefeitura mantém campanhas educativas em escolas e espaços públicos, incentivando boas práticas de economia e sustentabilidade.